Diario da feira | A verdadeira noticia

[Bahia] Primeiro dia de Enem tem 28,5% de abstenção no Estado


Publicada em 06/11/2023 ás 15:19:05
Marcelo Camargo
Provas tiveram início nesse domingo (5)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou nesse domingo (5) que a taxa de abstenção na Bahia foi de 28,5% até as 20h, quando 98,3% das informações no país sobre a presença no primeiro dia estavam apuradas. Nacionalmente, o índice foi um pouco menor: 28,1%. O estado teve 324.284 inscrições.

Os candidatos fizeram as provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol) e Redação.

Para Rodrigo Mota, professor de gramática e interpretação de texto, as questões de linguagens deste ano seguiram o esperado quanto ao formato do Enem. “Em muitas questões, havia mais de uma alternativa vista como ‘verdadeira’, mas somente uma delas correspondia ao enunciado. Foram questões que mantiveram o compromisso de selecionar os estudantes não apenas por seu conteúdo, mas pela sua compreensão da diversidade como algo positivo e pela atenção ao que estava sendo solicitado em cada questão”, afirma.

Apesar desta ser a primeira edição do exame com provas coloridas, para o coordenador pedagógico do Pré-Vestibular do Grupo Bernoulli Educação, Breno Pires, isso gerou certa decepção na prova de geografia. “A gente esperava uma possibilidade de maior aparecimento de questões com mapas, mas foram poucas com gráficos. Apesar de as questões estarem bastante equilibradas entre geografia física e geografia humana, faltou um pouco de questões de geopolítica, um tema que normalmente também aparece”, diz.

De acordo com Ricardo Carvalho, professor de história, esta edição marcou uma “volta a um grau de normalidade” para a prova de Ciências Humanas. “As provas de história, geografia, filosofia e sociologia tiveram um equilíbrio de distribuição de conteúdos, cobrando de forma econômica praticamente todos os temas ou as grandes áreas do conhecimento que estão postas dentro dos itens que normalmente aparecem dentro do conteúdo do ensino médio dessas provas. Eu acredito também que a prova voltou a cobrar conteúdo em equilíbrio com a análise crítica, interpretação de texto, ou seja, esse meio termo que é tão fundamental na avaliação de um jovem que está se elegendo para ingressar no ensino superior”, avalia.

Na redação, o tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Luiza Menezes, professora de redação e fundadora do curso de tutoria educacional Aponte, explica que o trabalho de cuidado é todo aquele que é feito para cuidar de algo ou alguém sem que haja a devida remuneração ou sem que seja contabilizado como um trabalho regulamentado. Pode ser uma função de limpeza ou de cozinha, por exemplo, ou um trabalho voltado para o cuidado de crianças, idosos ou pessoas com deficiência.

Segundo ela, o tema levanta uma problemática que precisa ser discutida, mas não é um assunto tão fácil. “É uma temática que realmente é invisibilizada, como o próprio tema já traz na sua construção, mas tem muitos elementos temáticos. Isso pode fazer com que, à primeira vista, o participante fique um pouco confuso e até um pouco nervoso, mas os textos de apoio estão ajudando a direcionar esse pensamento, então dá para entender o que o tema quer dos estudantes. Foi um assunto muito bom, apesar de um pouco mais complexo do que em outros anos”, diz.

Segundo Breno, coordenador pedagógico do Bernoulli, o foco na história feminina pode ter auxiliado os candidatos no tema da proposta de redação, e a prova de história estava bastante integrada com sociologia. “Muitas questões pareciam ser de história, por exemplo, e os distratores pareciam ser mais sociologia, foi uma prova bastante interdisciplinar. No tema de filosofia e sociologia, uma prova extremamente atualizada com textos mais recentes, indicando uma renovação do nosso banco de itens. A prova de filosofia, focada em filosofia contemporânea, mas dentro ainda de filosofia e sociologia, a gente vê um predomínio de questões de sociologia”.

 

Por Diário da Feira via Correio
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803