Diario da feira | A verdadeira noticia

[Bahia] Bahia fica entre os estados com maiores notas no Enade 2022


Publicada em 01/11/2023 ás 15:00:32
Marina Silva/Correio
Universidades federais e estaduais tiveram melhores desempenhos dentre as instituições baianas avaliadas.

Dos 442 cursos inscritos na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 na Bahia, somente 97 (21,9%) alcançaram o conceito 4 e 5 – notas mais altas do exame que é obrigatório para estudantes de graduação conseguirem obter o diploma. O resultado coloca o estado em 20° lugar do ranking entre os estados com maiores desempenhos no exame, que tem o Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Norte na liderança.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda revelaram que dentre as 23 instituições de ensino superior baianas que tiveram a nota máxima, 16 eram universidades federais e estaduais.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Ao total, 23 cursos foram classificados com nota 5 (5,2%), 74 cursos com nota 4 (16,7%), 176 cursos com nota 3 (39,8%), 103 cursos com nota 2 (23,3%) e 9 cursos com nota 1 (2%). O melhor desempenho na faixa do conceito 5 foi o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que conseguiu a nota mais alta (4,8). Por outro lado, o menor desempenho foi registrado no curso de Direito da Faculdade Dois de Julho, em Salvador, que conseguiu a menor nota (0,3).

Dos cursos de instituições baianas inscrita na avaliação, 57 não foram avaliadas pelo Enade 2022. A motivação não foi divulgada.  A Bahia ocupa o 9° lugar no ranking entre os cursos avaliados com notas 4 e 5 no exame, que é liderado pelo Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Universidades nota 5

Dentre as instituições de ensino superior com cursos com notas 5, a Ufba lidera com sete: Ciências Contábeis, Psicologia, Direito, Secretariado Executivo, Jornalismo, Serviço Social e Administração. Para Julio Rocha, professor diretor da Faculdade de Direito da Ufba, a nota reflete a ‘excelência’ do curso de Direito.

A Ufba foi procurada para dar um posicionamento a respeito do desempenho dos cursos no Enade 2022, mas informou que só tomou conhecimento dos dados na tarde desta terça-feira, de modo que só poderia emitir nota nesta quarta-feira (1º). O espaço segue aberto.

Na Região Metropolitana de Salvador, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) conseguiu nota 5 no curso de Direito pela primeira vez. Coordenadora do curso, Márcia Misi atribui o bom desempenho ao trabalho coletivo. 

Com nota 4 no Enade 2021, Márcia Misi acredita que o que impulsionou o curso de Direito a obter a nota 5 foi o foco em atualizações no curso e investimento na área científica. “Estamos vivendo um momento muito rico no currículo de Direito, onde tem ocorrido debates muito importantes sobre a incorporação do debate sobre a questão racial na formação jurídica, a importância da interdisciplinaridade e uma expansão da pesquisa, programas e projetos de extensão. Acho que isso tudo qualifica a formação do estudante e reflete no resultado do Enade”, afirma.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que também teve nota 5 no curso de Direito, foi procurada, mas não respondeu.

Instituições privadas

Dos cursos de instituições de ensino privadas que obtiveram nota 5, a maior nota foi a do curso de Publicidade e Propaganda Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana – com 4,7. O jornal não conseguiu contatar a referida faculdade.

Para esta reportagem, a UNIJORGE e UCSAL foram procuradas, mas não responderam até o fechamento desta matéria. Por sua vez, a UNIFACS disse que deve se manifestar nesta quarta-feira (1º).

 

Por Diário da Feira via Correio
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803