Diario da feira | A verdadeira noticia

[Mundo] Morre chefe da máfia siciliana, Matteo Messina Denaro


Publicada em 25/09/2023 ás 16:12:23
rfi
O chefe da máfia siciliana Messina Denaro, o último "poderoso chefão"

O chefe da máfia siciliana, Matteo Messina Denaro, capturado em janeiro depois de passar três décadas foragido, morreu nesta segunda-feira (25) em um hospital do centro da Itália, confirmaram as autoridades da cidade de L'Aquila.

Messina Denaro, 61 anos, recebia tratamento para câncer de cólon na penitenciária de segurança máxima desta localidade italiana, mas com o agravamento de seu estado de saúde o criminoso foi transferido para um hospital no mês passado. 

O prefeito de L'Aquila, Pierluigi Biondi, confirmou a morte do mafioso no hospital "após o agravamento da doença", em declarações divulgadas pela agência de notícias ANSA, a primeira a informar seu falecimento.

Messina Denaro foi um dos líderes mais impiedosos da Cosa Nostra, a máfia representada nos filmes "O Poderoso Chefão".

Ele foi condenado pelos tribunais por seu envolvimento nos assassinatos dos juízes antimáfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino em 1992 e por atentados fatais em Roma, Florença e Milão em 1993.

Uma das seis penas de prisão perpétua contra Messina Denaro foi emitida pelo sequestro e assassinato do filho de 12 anos de uma testemunha no caso Falcone.

O vice-primeiro-ministro Matteo Salvini disse que "a oração não deve ser negada a ninguém". "No entanto, não posso dizer que sinto muito", acrescentou.


"Verdade e justiça" 

Messina Denaro desapareceu em 1993 e passou 30 anos na clandestinidade, enquanto o Estado italiano combatia a máfia siciliana.

Ele permaneceu na lista de criminosos mais procurados da Itália e, com o tempo, virou uma figura criminosa lendária.

Em 16 de janeiro de 2023, o mafioso foi detido durante uma visita a uma clínica de Palermo, onde era tratado contra o câncer com um documento de identidade falso.

O criminoso foi levado para o presídio de segurança máxima de L'Aquila, onde prosseguiu com o tratamento contra o câncer de cólon.

Em agosto, Messina Denaro foi transferido para a ala de detentos do hospital local, onde seu estado de saúde piorou nos últimos dias.


 

Por Diário da Feira via UOL
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803