Diario da feira | A verdadeira noticia

[Brasil] Saiba o que os cientistas dizem sobre volta das máscaras por causa da variante da Covid Éris


Publicada em 18/08/2023 ás 13:03:15
O Povo
Foto de apoio ilustrativo. Subvariante da Ômicron, a EG.5, conhecida popularmente por "Eris", tem chamado atenção das autorid

Uma nova cepa do vírus da covid-19 tem chamado a atenção nas últimas semanas e teve o primeiro caso identificado no Brasil. Conhecida popularmente por Éris, a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, atualmente o tipo mais comum no mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira notificação no país veio do Estado de São Paulo, na noite de ontem. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 71 anos, que reside na capital paulista.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. Ela já estava com esquema vacinal completo - que é a melhor forma de evitar a doença ou suavizar os sintomas.

UFRJ voltou a adotar recomendação de máscaras

Devido às notícias sobre a Éris, muitas pessoas e até mesmo instituições decidiram retomar o uso de máscaras. No Rio, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) emitiu comunicado na quarta-feira (16), recomendando o uso da proteção em ambientes fechados e em aglomerações em suas dependências.

A biomédica Mellanie Fontes-Dutra lembra que as máscaras ajudam a evitar os riscos de exposição ao vírus. "Com o arrefecimento do número de hospitalizações da pandemia, muitas pessoas deixaram de usar, mas isso não muda o fato de que elas seguem eficazes", pondera.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) já registrou casos dessa cepa em 51 países, mas a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) informa que "não houve modificação no cenário de casos notificados de covid-19 ou aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Brasil".

Até o momento, a OMS não recomendou uma mudança no uso de máscaras.

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a pasta monitora e avalia as evidências científicas mais atuais em níveis internacionais e o cenário epidemiológico da covid-19.

"Até o momento, sabemos que nossas vacinas protegem contra essa variante (EG.5). Não há evidências contrárias a isso. Não temos ainda indicação de recomendação do uso da máscara para toda a população", disse.

Quais são os sintomas da variante Éris?

Os sintomas da Éris são os mesmos vistos em casos anteriores de covid:

  • coriza;
  • espirros;
  • tosse seca e contínua;
  • febre e dor de garganta também podem aparecer.

Vacina em dia!

Com base nos dados registrados no País, a SBI declarou que não há necessidade de mudança nas recomendações vigentes. Especialistas também têm ressaltado que não há motivos para alarmismo, mas apontam para a importância de as pessoas estarem atentas à cobertura vacinal. Isso porque, apesar da percepção geral de que variantes como a Ômicron resultam em infecções menos graves, estar protegido é fundamental.

"Ela só é menos perigosa se as pessoas se vacinarem. Já há dados sobre a Ômicron - não especificamente sobre a Éris - que demonstram que essa percepção de ela gerar doença menos grave não é por características dela, mas sim pela vacinação", sustenta a biomédica Mellanie Fontes-Dutra, da Rede Análise Covid-19.


 

Por Diário da Feira via Viva Bem
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803