Diario da feira | A verdadeira noticia

[Municípios] Conhecida como 'igreja de ouro' do Centro Histórico de Salvador tem pilar sem reboco, piso desnivelado, pintura desgastada e teto escorado


Publicada em 05/08/2023 ás 09:31:37
Itana Alencar
Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador

A igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, é considerada por especialistas em arte sacra como uma das mais imponentes da América Latina. Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil. Porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.

Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, a igreja, que é integrada ao convento dos frades franciscanos, está com problemas estruturais. Durante uma visita, observou-se que o local está com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos – o que dificulta a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

Há pouco mais de um mês, um dos pátios da Igreja de São Francisco foi parcialmente fechado porque há risco de queda do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia, passará por restauração, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No entanto, o processo ainda está em fase de licitação e não há previsão para ser concluído. Isso tem afetado o comércio da região, que depende, basicamente, de turistas. Motoristas e pedestres estão impedidos de circular por algumas vias, que também estão bloqueadas. Desse modo, hotéis, restaurantes e estacionamento esvaziaram.

As visitas ao templo, que é um dos mais procurados por quem passeia pelo Centro Histórico da capital baiana, seguem mantidas. Diariamente, pessoas de todo o mundo veem de perto um pedaço da história do Brasil colonial.

O que quase nenhum dos visitantes conhece são os problemas que a igreja enfrenta - embora muitos deles estejam bem aparentes, como um pedaço de madeira escorando o teto em uma das partes adornadas por azulejos portugueses do século 18.

Em maio deste ano, o governo federal fez a restauração dos painéis lusitanos de todo o prédio, porém, as melhorias não se estenderam a outras partes do templo, que carecem de manutenção.

Ao questionar o Iphan se há previsão de restauro do restante do local e o órgão informou que incluiu, no planejamento de ações de 2023, a contratação de empresa para elaboração dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e restauração da Igreja de São Francisco.

Quando esta etapa for finalizada, conforme o instituto, será aberto um processo para contratar a empresa que fará as obras. O tempo médio de restauração de um monumento como a Igreja de São Francisco dura entre dois e três anos, de acordo com o instituto. Procurada pela reportagem, a Arquidiocese de Salvador não quis se manifestar a respeito do assunto.


 

Por Diário da Feira via G1
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803