Diario da feira | A verdadeira noticia

[Bahia] Conheça no Dia Mundial do Chocolate três marcas da Bahia que têm reconhecimento internacional


Publicada em 07/07/2023 ás 19:22:32
G1
Conheça três marcas da Bahia que têm reconhecimento internacional

Nesta sexta-feira (7), se comemora do Dia do Mundial do Chocolate. A sobremesa, derivada do cacau, tem grande prestígio no sul da Bahia, região que abriga produtores com reconhecimento internacional.

Doces, amargos, cremosos, crocantes. Existem variados tipos de chocolates que aumentam as opções de escolhas dos clientes.

O chocolate produzido a partir do cacau do sul do estado tem marcado presença em feiras e concursos nacionais e internacionais nos últimos anos.

Com sabores únicos, os produtos chamam atenção e ganham destaque entre os competidores e expositores. O cenário anima o setor de produção.

Segundo dados divulgados na quarta-feira (5), pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o mercado de chocolates registrou crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A indústria de chocolate registrou um crescimento de 9,8% na produção do primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022. No mesmo recorte anual, o PIB cresceu apenas 4%.

Entre janeiro e março de 2023, foram produzidas 219 mil toneladas de chocolate no Brasil, sendo 17,5 mil toneladas exportadas.

Atualmente, a região sul da Bahia é o principal fornecedor de cacau do país. A produção é baseada no sistema “cabruca”, uma forma de cultivo agroflorestal que além de manter a biodiversidade nativa ajuda a preservar a cultura regional.

Das lavouras, o cacau segue para as fábricas, que entregam para diversas cidades no país e no exterior.

O resultado? Chocolates com concentrações de cacau variadas, desde 25% a 100%, e, diferentes tamanhos e sabores como os com recheios de jaca, umbu, goiaba, cupuaçu e abacaxi, ou tradicionais.

Conheça elas:

Chor


Com o slogan “Uma viagem do cacau ao prazer", a produtora baiana de chocolate Chor tem conquistado o coração de amantes do chocolate espalhados pelo mundo.

Criada em 2013, na cidade de Ilhéus, no sul do estado, a marca é conhecida pela diversidade de sabores e o cuidado com o meio ambiente.

“Nosso propósito é levar os atributos e elementos que envolvem a cultura do cacau até o prazer de quem consome", explicou um dos donos da Chor, Marcos Lessa.

Para Marcos Lessa, o grande diferencial da Chor está exatamente no cuidado que tem com todas as etapas da produção.

“Existe uma preocupação com a sustentabilidade, sem que isso comprometa o sabor inesquecivel e a fidelização. A paixão, que nossos clientes têm pelo nosso chocolate, a gente não abre mão”, ressaltou.

Benevides Chocolates


“De Itabuna para o mundo”. O lema da Benevides Chocolates tem se consolidado no Brasil e no exterior. A prova disso foi a premiação na Academy of Chocolate de Londres, no final do ano passado.

A Academy of Chocolate é uma das maiores referências do mundo em chocolates premium, fundada em 2005 por cinco dos principais profissionais de chocolate da Grã-Bretanha unidos na crença de que comer chocolate fino é um dos grandes prazeres da vida.

"O grande diferencial da nossa empresa é a união do cacau com os sabores regionais. A nossa pegada vai mundo nesse sentido”, explicou Leilane Benevides, a criadora da marca.

"Quando a gente chega nos eventos, nas exposições, as pessoas se surpreendem com a junção de sabores com o chocolate. Geralmente as pessoas procuram o chocolate clássico, que é com o açúcar e leite, mas a gente faz a brincadeira das junções naturais, sem conservantes", explicou Leilane Benevides.

Ju Arléo


No meio da pandemia, quando muitas empresa viviam momentos de incertezas, nasceu a empresa Ju Arléo. Nova do mercado do chocolate, é o resultado de um legado familiar, que começou há 50 anos, na produção do cacau e que vem acrescentando novos rumos.

"A nossa produção é desde o cacau até o chocolate assim como outras marcas aqui da região, mas o nosso diferencial é a questão do legado familiar”, contou Julianna Torres.

A empreendedora produz cacau com o marido, o empresário Lucas Moreira Arléo, na tradicional Fazenda Santa Rita. O cenário cresceu em 2016, quando a família começou a se especializar na produção de cacau especial.

Júlia Arléo desde pequenininha sempre acompanhou todo o processo familiar de vivência da produção do cacau. Aos 7 anos, levou a pergunta para os pais: “Por que a gente não poderia fazer o nosso próprio chocolate?"

A garota aproveitou e pediu uma melanger, moedor de pedra para triturar as amêndoas de cacau e transformar em chocolate, de presente de aniversário.

“A gente comprou no intuito de brincar de fazer chocolate, de aprimorar nosso cacau, conhecendo o processo e vivendo essa transformação. Essa brincadeira começou na cozinha de casa e virou uma porta para o mercado", contou Julianna Torres.

"Nosso processo é artesanal, a gente produz tudo com seleção desde o cacau até o produto final. Temos hoje nove produtos desde o suave até o intenso”, explicou a mãe de Ju Arléo.


 

Por Diario da Feira via G1
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803