Diario da feira | A verdadeira noticia

Secretária de habitação fala sobre entrega, que ocorre nessa manhã (28), dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida


Publicada em 28/04/2023 ás 12:35:04
IDC
Secretária de habitação fala sobre entrega dos imóveis do Minha Casa Minha Vida

 

Entrevistador: o Campo Belo ele ficou durante um bom tempo sem a devida manutenção, não foi entregue no tempo hábil e com a chegada do governador Jerônimo e presidente Lula eles retomaram a entrega da Minha Casa, Minha Vida. A pergunta é: a Secretaria participou dessa retomada? O critério da entrega das casas passou pelo cadastro da Secretaria? São quase 240 unidades, elas estão todas em condição, realmente, das pessoas entrarem hoje? Vão receber com energia e água?

Secretária Cíntia Machado: o Portal do Sertão fez um convênio diretamente com o governo, então não é da responsabilidade da prefeitura de dar manutenção, porém há uns 2 meses atrás eu lembro que estava de férias, voltei 10 dias antes, quando veio pela primeira vez aqui a visita do governador para ver o Habitar do Sertão o que seria feito. Fui procurada pelo ex diretor e hoje será entregue, quando eu voltei das férias eu voltei para ver as condições que estavam os imóveis, não tinha condição nenhuma de habitação. Tenho fotos,  fizemos toda ronda de cada apartamento isso há 2 meses, 3 meses atrás. Hoje (28) já tem condições de ser entregue, inclusive estamos direcionando para lá agora que eles vão fazer a entrega, mas deixando claro que é uma entrega do Habitar do Sertão, não é uma entrega do município. Com relação se eles passaram a lista do beneficiário, não nos passaram. Eu até solicitei, mas não recebi para que não houvesse duplicidade na hora fomos entregar novas casas e também pode ser que o presidente resolva retomar as casas que estejam abandonadas para que não haja nenhuma duplicação, mas chegar lá hoje (28) eu vou falar com a presidente que agora mudou, do Habitar do Sertão, que eu gostaria muito de ter essa lista porque tem muita gente precisando de imóvel.

 

Entrevistador: esse cadastro da Minha Casa Minha Vida inteira ela foi feita anteriormente pela Secretaria de Habitação, mas agora é responsabilidade do Habitar do Sertão, então senhora não teve acesso a essa relação. Que critério eles usaram então para essas entrega hoje (28)?

Secretária Cíntia Machado: gostaria de saber essa mesma resposta, eu gostaria de ter essa resposta para lhe dar, mas infelizmente eu não tenho porque eu procurei saber. Alguém que me entrevistou também mandou um e-mail perguntando, mas ele disse que não houve retorno. Vou saber disso lá hoje, quais são os critérios, porque tem uma lista de critérios que deve ser utilizada e também a lista deve ser pública para que não tenha, por exemplo, uma pessoa que receba hoje e amanhã se inscreva no novo programa que vai chegar e receba de novo, porque na verdade, nem pode regularizar uma casa se o dono da casa tiver um imóvel na Minha Casa Minha Vida. Ele tem que escolher ou Minha Casa Minha Vida ou ele aceita regularizar a dele, porque não pode haver essa duplicidade.

 

Entrevistador: os prédios do Minha Casa Minha Vida, os conjuntos habitacionais eles são entregues pelo Governo Federal. A prefeitura fica por responsabilidade do cadastramento verificar quem é que não tem casa, quem tem, a gente entende isso, mas quem é responsável da manutenção? De quem é a responsabilidade e até quando 1 ano, 2 anos para as casas que são entregues do projeto Minha Casa Minha Vida?

Secretária Cíntia Machado:  a gente fica responsável também pela manutenção de algumas coisas. As casas que foram entregues no passado, não era da minha época, não era secretária, deixando aqui bem claro, eu sou secretária só há 3 anos e tudo começou em 2009 e ainda existem várias questões escritas de 2009, 2012 aguardando sorteado. Eu acho que isso é um dos maiores desejos do meu coração é ver esse dia chegar, a gente poder contemplar essas pessoas que esperam com tanta ansiedade, mas é o seguinte eles podem reclamar diretamente com a Caixa porque quem faz o contrato com eles é a Caixa e a Caixa tem e nós também temos como cobrar das empresas que fizeram o empreendimento, se tem rachadura, se tem infiltração, se tem isso, tem aquilo nós podemos cobrar junto a Caixa que a Caixa tome providências porque eles receberam, já foram pagos e devem resolver o problema. Eles têm 5 anos para fazer isso, até 5 anos.

 

Entrevistador: tivemos problemas  de pessoas que reclamaram, inclusive tivemos incêndios aqui em um dos prédios do Minha Casa Minha Vida, ficou faltando o laudo pericial, pessoas abandonaram os prédios e a cobrança continua chegando e ele não sabe para onde direcionar a demanda de reclamações.

Secretária Cíntia Machado:  nesse caso aí do incêndio do Mangabeira, bloco 14 fiz de tudo, de toda forma para negociar com a Caixa para que a Caixa pegasse a empresa e reformasse os apartamentos, era o mínimo de dignidade para as pessoas que sofreram tanto poderiam ter naquele momento, inclusive tem uma família que perdeu a mãe, a filha e a neta. Eu tenho contato com todos eles, mas a caixa se nega, diz que o vândalo foi que invadiram o apartamento e que ele faria só a parte de fora, mas não faria o imóvel por dentro. Como é que você faz o imóvel do prédio, mas lá dentro as paredes vão continuar tudo pretas por conta do incêndio? Esse problema aí realmente eu lutei de todas as formas. Fiz reunião com o CRAS,  até o vereador Paulão caveirão participou da reunião e a gente tá aí nessa luta. Quem sabe agora com o governador Jerônimo conversando com ele possa tentar fazer alguma coisa por essas pessoas que merecem.

 

Entrevistador: se a senhora que está no cargo oficial da prefeitura tenta dialogar com a Caixa sobre os problemas que ocorrem dentro dos empreendimentos e não é ouvida contento, imagine uma situação de uma pessoa comum que às vezes mal tem uma leitura pra poder saber dialogar com a Caixa e pode ser ignorado, mas os boletos vem e podem cair até no SPC.

Secretária Cíntia Machado:  por exemplo, você é um beneficiado da caixa e quer me devolver o seu imóvel porque você não tem mais interesse nenhum em morar lá, aí eles vão na Secretaria, manda o e-mail para, a caixa responde o email quase 5 meses depois, mas a pessoa tinha um dinheiro para pagar do mês que ele estava devendo, ele não tem o dinheiro dos 5 meses e a caixa só aceita devolução quando for pago todo o débito, ou seja, os 5 meses que a pessoa queria devolver. Muito desorganizados isso aí, a gente já poderia ter mais imóveis devolvidos não temos porque a caixa colocou essas exigências sendo que outra pessoa vai assumir e vai fazer um novo contrato, inclusive tive tem poucos dias uma reunião com a caixa para falar sobre o novo formato do novo Minha Casa Minha Vida.  

 

Entrevistador: Habitar do Sertão, isso é o quê? Uma entidade, uma associação, porque ela assumiu essa entrega, a senhora não tem conhecimento quem é que vai receber.  A senhora participou de uma reunião para discutir o projeto da Minha Casa Minha Vida.  Nesse projeto ficou discutindo que a Secretaria terá o controle do cadastro das pessoas ou vai continuar a Habitar do Sertão tomando conta?

Secretária Cíntia Machado:  a maioria dos imóveis que foi entregue em Feira e a maioria dos imóveis que foram entregues à população é de responsabilidade da prefeitura, porém existem 2 imóveis um na Mangabeira e um que é esse que vamos entregar hoje de manhã (28) do Habitar do Sertão que foi feito direto um convênio do Habitar do Sertão com o governo na época, depois eles pararam tudo, não sei o motivo e agora que o governo, que eles são do lado do governo do PT, retomou com tudo.  Se você me perguntar se está para a mãe, para filha, pro irmão, pro pai da mesma família não sei te dizer porque eu não recebi lista do nome das pessoas que foram entregue.


 

Por Diário da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803