Na manhã desta segunda-feira (7), o secretário de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, recebeu a mãe de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a diretora da Escola Municipal Diva Matos Portela. O encontro teve como objetivo discutir as necessidades dos estudantes com perfil atípico e buscar alternativas para melhorar o suporte nas unidades escolares.
Durante a reunião, o secretário reconheceu os desafios enfrentados por alunos com necessidades específicas, especialmente diante da carência de cuidadores. Pablo destacou que a rede municipal vem enfrentando um aumento expressivo no número de estudantes atípicos, passando de cerca de 3 mil, no ano passado, para mais de 4.200 neste ano.
“Essa elevação repentina da demanda não foi prevista e não houve tempo hábil para uma preparação adequada, tanto em termos de estrutura quanto de pessoal. Ainda assim, temos buscado soluções. Já conseguimos autorização para contratar emergencialmente 500 auxiliares, embora o ideal, segundo a legislação, fosse 1.500”, explicou o secretário.
Ele também pontuou que as queixas de pais e professores são compreensíveis e legítimas, e reafirmou o compromisso da gestão em continuar ouvindo e dialogando com a comunidade escolar. “Estamos empenhados em garantir avanços reais. Convocamos recentemente cerca de 200 professores aprovados em concurso e, a partir de amanhã, iniciaremos a entrega de novas carteiras escolares”, acrescentou.
A reunião contou com a presença de diretoras e vice-diretoras de diversas escolas, que declararam apoio à gestora da Escola Diva Portela em meio às críticas recebidas. O respaldo foi registrado em uma carta aberta lida durante o encontro.
Também estiveram presentes a subsecretária de Educação, Nívea Maria Oliveira, o vereador Marcus Carvalhal, representantes do setor jurídico da Secretaria e os advogados da mãe do estudante e da diretora da escola.
Segundo Pablo Roberto, o objetivo é encontrar soluções conjuntas, sempre priorizando o bem-estar dos alunos. “Estamos abertos ao diálogo e às sugestões. Nosso foco é garantir inclusão, respeito e qualidade no ensino para todas as crianças”, finalizou.
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