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Eficiência/Procon

Procon de Feira dobra média nacional de conciliações

Atendimentos geram soluções imediatas

07/04/2025 11h00
Por: Diário da Feira
Fonte: Secom/Prefeitura de Feira de Santana
Foto: ACM e Jorge Magalhães
Foto: ACM e Jorge Magalhães

No marco dos 100 primeiros dias da nova gestão municipal, o Procon de Feira de Santana apresentou avanços significativos no atendimento ao cidadão e na defesa dos direitos do consumidor. Entre os dias 6 de janeiro e 31 de março, o órgão alcançou um índice de 39,24% de conciliações bem-sucedidas — quase o dobro da média nacional, que gira em torno de 20%.

Nesse período, foram registrados 2.074 atendimentos presenciais, com solução imediata em 671 casos. Também foram realizadas 631 audiências de conciliação, resultando em 143 acordos formalizados entre consumidores e fornecedores.

O setor jurídico do Procon também teve papel relevante: 671 decisões foram proferidas e 2.055 processos tramitaram com foco nas demandas de consumo.

Para o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, os resultados são reflexo de um trabalho dedicado e da busca por mais eficiência. “Nesses 100 dias, conseguimos aumentar nossa taxa de resolutividade, fortalecer as fiscalizações e melhorar o atendimento. Estamos focados em modernizar o órgão e consolidar parcerias para garantir que o consumidor feirense tenha seus direitos assegurados com mais agilidade”, avaliou.

Mais fiscalizações, mais segurança para o consumidor

O Procon também intensificou a fiscalização no comércio local. Ao todo, 260 estabelecimentos — incluindo bancos, supermercados, postos de combustíveis e lojas — passaram por inspeção. Dessas ações, 96 resultaram em notificações, com prazos para que os fornecedores corrigissem irregularidades. Em outros 84 casos, foram lavrados autos de constatação, que geram abertura de processos administrativos.

Modernização e parcerias para um serviço mais eficiente

Como parte do processo de melhoria contínua, o Procon iniciou reformas estruturais e adotou medidas de modernização para garantir um ambiente mais funcional para servidores e usuários. Outro passo importante foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a OAB Feira de Santana, que visa fortalecer a atuação conjunta na defesa do consumidor.

Com essas ações, o Procon de Feira de Santana reforça seu papel como um dos principais instrumentos de proteção e promoção dos direitos dos cidadãos no município.

 

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