E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Gold/Card

Novo ‘gold card’ de Trump promete residência nos EUA por US$ 5 milhões

Trump revela cartão para atrair investidores milionários

04/04/2025 08h55
Por: Diário da Feira
Fonte: G1 Mundo
Foto: Kent Nishimura/ Reuters
Foto: Kent Nishimura/ Reuters

A nova proposta de Donald Trump para atrair investidores estrangeiros aos Estados Unidos vem chamando atenção: trata-se de um “gold card”, um visto especial que poderá garantir residência permanente no país a quem investir pelo menos US$ 5 milhões na economia norte-americana.

O programa, apresentado oficialmente em fevereiro, foi detalhado pelo secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. Segundo ele, o novo modelo deve substituir o atual visto EB-5, que já oferece residência a estrangeiros que criam negócios e geram ao menos 10 empregos para cidadãos americanos.

O “gold card”, no entanto, traz uma roupagem mais simbólica e chamativa, incluindo ícones nacionais como estrelas da bandeira dos EUA e até o rosto de Trump estampado. A ideia é não só modernizar o programa, mas também ampliá-lo para alcançar um público mais amplo de investidores.

Lutnick afirmou que todos os interessados deverão passar por um processo de avaliação criterioso antes de receber o benefício. O programa também permitirá que empresas norte-americanas recrutem talentos qualificados de outros países.

Modelos semelhantes já foram implementados em diversas partes do mundo. Na Europa, por exemplo, países como Portugal, Espanha e Grécia adotaram políticas semelhantes — conhecidas como “Visto Gold” — que concediam residência em troca de investimentos altos, como a compra de imóveis ou ativos financeiros. Entretanto, preocupações com segurança levaram a União Europeia a recomendar o fim desses programas em 2022. Desde então, países como Reino Unido e Portugal encerraram ou restringiram suas versões do visto.

Trump, por sua vez, tem ambições grandiosas para sua proposta. O ex-presidente declarou que espera vender até um milhão desses vistos e, ao ser questionado sobre quem poderia adquirir o “cartão Trump”, não descartou a possibilidade de oligarcas russos entrarem na lista de compradores.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários