A partir desta terça-feira (1º), o gás de cozinha deve ficar mais barato na Bahia. A Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, anunciou uma redução de 7,99% no valor do GLP para as distribuidoras. No entanto, o impacto no preço final para os consumidores dependerá das revendedoras.
De acordo com a Acelen, a formação dos preços segue fatores de mercado, como a cotação internacional do petróleo, variação do dólar e custos logísticos. A empresa reforça que adota uma política de preços transparente, alinhada a padrões internacionais do setor de energia.
Nos últimos meses, o preço do gás de cozinha tem sido um dos fatores que impulsionaram a inflação na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Conforme a prévia da inflação de março (IPCA-15), o GLP registrou um aumento de 3,62% no período, ficando atrás apenas do ovo de galinha, com alta de 26,87%, e do café moído, que subiu 7,07%.
Com a redução anunciada pela Acelen, espera-se que os consumidores baianos tenham algum alívio no orçamento, dependendo da repassa das distribuidoras e revendedoras ao preço final.
Sensação
Vento
Umidade