Moradores de Feira de Santana têm enfrentado dificuldades para agendar a emissão do Registro Geral (RG), um documento essencial para o exercício da cidadania. A demora e a falta de vagas nos postos do SAC têm gerado frustração e preocupação, principalmente para quem precisa apresentar o documento para acessar serviços básicos.
Uma moradora da cidade, que prefere não se identificar, relatou o problema e destacou a situação enfrentada por sua família. “Há meses tento agendar para tirar o primeiro RG do meu filho e não consigo. Agora o Planserv está exigindo documento com foto para o atendimento, mas o governo não me dá opção de conseguir tirar esse documento”, desabafou.
A situação ficou ainda mais crítica nesta terça-feira (25), quando uma carreta do SAC foi instalada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para oferecer serviços itinerantes. No entanto, segundo o relato, havia cerca de 400 pessoas na fila e apenas 70 senhas foram distribuídas, deixando muitos cidadãos sem atendimento.
A moradora enfatizou que a falta de acesso ao RG impede que os cidadãos garantam outros direitos básicos. “O RG é o direito mais básico do cidadão, necessário para se ter acesso a outros direitos, que o Estado está negando a essas pessoas”, afirmou.
A situação tem gerado revolta e preocupação entre os feirenses, que cobram uma solução urgente do governo estadual para garantir que todos tenham acesso ao documento de identificação.
Sensação
Vento
Umidade