E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Ovos/Exportação

Gripe aviária impulsiona exportações de ovos do Brasil para os EUA, elevando preços no mercado interno

Ovos brasileiros ajudam a contornar crise nos EUA!

24/03/2025 12h25
Por: Diário da Feira
Fonte: Veja
Foto: Getty Images via BBC
Foto: Getty Images via BBC

Em meio a um surto de gripe aviária que afetou frangos, galinhas e perus nos Estados Unidos, o país recorreu ao Brasil para aumentar suas importações de ovos, buscando controlar o aumento vertiginoso dos preços no mercado interno. No mês passado, o volume de ovos importados do Brasil cresceu 93% em relação ao ano anterior, segundo a Reuters. A disparada nos preços, que subiram mais de 50% apenas em fevereiro, é consequência direta da crise sanitária, que reduziu a produção de ovos nos Estados Unidos.

Antes do surto de gripe aviária, os ovos brasileiros eram usados predominantemente na produção de ração animal, mas agora, com a alta demanda, o governo dos EUA estuda liberar o uso de ovos brasileiros para a fabricação de produtos industrializados, como sorvetes e misturas para bolos. No entanto, a venda direta de ovos para o consumo ainda não foi considerada.

Além do Brasil, os Estados Unidos aumentaram suas importações de ovos de outros países, como a Turquia e a Coreia do Sul, enquanto aguardam uma possível elevação das remessas europeias. O governo americano também analisa a possibilidade de liberar o consumo de ovos produzidos por galinhas destinadas ao abate. Estas aves, que não são adequadas para a produção de carne, geram cerca de 360 milhões de ovos por ano, a maioria dos quais é destruída. Alguns desses ovos são utilizados para a produção de vacinas ou exportados.

Porém, o aumento das exportações de ovos para os EUA tem pressionado ainda mais o mercado interno brasileiro. A menor disponibilidade do produto no país contribui para a alta nos preços, com a dúzia de ovos no atacado registrando um aumento superior a 60% em apenas um mês. O impacto foi significativo a ponto de tornar os ovos um símbolo da recente inflação, que tem afetado a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diante dessa escalada nos preços, o governo brasileiro anunciou uma série de medidas, incluindo a isenção de tarifas de importação para diversos alimentos, como forma de tentar mitigar a pressão inflacionária no mercado interno.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários