O primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano de 2025 promete ser um grande duelo não apenas dentro das quatro linhas, mas também fora delas, entre dois treinadores com retrospectos bem distintos. De um lado, Rogério Ceni, técnico do Bahia, que nunca perdeu para Thiago Carpini, comandante do Vitória, em confrontos anteriores. De outro, Carpini tenta, pela primeira vez, vencer uma equipe dirigida pelo ex-goleiro, buscando algo inédito para sua carreira.
Com quatro encontros entre os técnicos, Ceni acumula dois empates e duas vitórias. Porém, o confronto mais marcante aconteceu nas quartas de final do Campeonato Paulista de 2023, quando Carpini, à frente do Água Santa, eliminou o São Paulo de Ceni. Após empate sem gols no tempo regulamentar, o Água Santa venceu nos pênaltis por 6x5. Carpini conseguiu levar o time de Diadema até a final, onde foi derrotado pelo Palmeiras.
O primeiro encontro entre eles aconteceu em 2022, no Paulistão, quando o São Paulo de Ceni derrotou o Santo André de Carpini por 1x0. Os outros dois confrontos ocorreram já no comando das respectivas equipes baianas, com o Bahia vencendo o Vitória por 2x0 no Campeonato Brasileiro de 2024 e um empate de 0x0 no último Ba-Vi, em fevereiro deste ano, pela primeira fase do Baianão.
Retrospecto de 2025
Ambos os treinadores têm mostrado boa performance em 2025. O Vitória, sob o comando de Carpini, venceu 12 dos 18 jogos disputados, empatou cinco e perdeu apenas uma partida. A única derrota recente, por 2x0 para o Náutico, na Copa do Brasil, causou frustração, mas Carpini demonstrou otimismo: "O bom do futebol é a oportunidade de dar uma resposta. Temos a chance de fazer isso já no primeiro jogo da decisão", disse o técnico após a eliminação.
O Vitória, que segue invicto no Campeonato Baiano, pode se tornar o primeiro clube a conquistar o título estadual sem derrotas após sete anos, quando o próprio Vitória conseguiu essa façanha em 2017.
Já o Bahia, sob Rogério Ceni, está há três jogos sem perder na temporada. No entanto, o time tricolor sofreu uma derrota de 2x1 para a Jacuipense na semifinal do Baianão, mas conseguiu reverter o placar no jogo de volta, vencendo por 5x0. Recentemente, o Bahia também se classificou para a fase de grupos da Copa Libertadores, após empatar com o Boston River no Uruguai e vencer em casa.
Expectativa para o Jogo
Com o Ba-Vi se aproximando, Ceni ressaltou a importância de uma boa escalação e o desafio de jogar na casa do rival. "Precisamos vencer esse primeiro jogo porque sabemos a dificuldade que é jogar na casa deles", afirmou o técnico tricolor. Para ele, o empate no último Ba-Vi já ficou no passado e o foco está totalmente voltado para o título do Baianão.
O duelo entre Rogério Ceni e Thiago Carpini vai além de apenas um jogo, é uma disputa de estilos, ambições e históricos. O primeiro jogo da final promete ser um dos mais eletrizantes do Campeonato Baiano de 2025.
Sensação
Vento
Umidade