Provedores de internet no Ceará suspenderam atividades em algumas regiões devido a ataques criminosos que incluem o corte de cabos, incêndio de veículos e disparos contra sedes das empresas. As ações têm afetado bairros de Fortaleza e cidades como Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Caridade, deixando moradores sem acesso à internet. O prejuízo causado já ultrapassa R$ 1 milhão, segundo fontes do setor.
Nos últimos dias, pelo menos oito ataques foram contabilizados, seis deles apenas na última semana. Pelo menos quatro empresas foram alvo das ações criminosas, comprometendo a prestação de serviços e colocando trabalhadores em risco.
Diante da insegurança, empresas como a Acnet decidiram suspender temporariamente as visitas técnicas. A decisão veio após criminosos dispararem contra a fachada da empresa, localizada no bairro Itambé, em Caucaia, na noite de segunda-feira (10).
A Brisanet, que opera em mais de 200 cidades do Nordeste, também sofreu ataques. Na terça-feira (11), um de seus veículos foi apedrejado no bairro Capuan, em Caucaia. Dias antes, em 6 de março, outro carro da empresa foi incendiado no Conjunto Metropolitano.
Em resposta aos ataques, uma operação policial prendeu 10 suspeitos nesta quarta-feira (12). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a ação continua e novas prisões devem ocorrer nas próximas horas.
Enquanto aguardam medidas mais efetivas, trabalhadores do setor demonstram preocupação com o cenário de violência. O temor é de que a escalada dos crimes continue prejudicando a oferta do serviço e colocando em risco a integridade dos profissionais que atuam na área.
Sensação
Vento
Umidade