E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

PMFS - NOVEMBRO 2024
Esporte

São Silvestre: professor mira pódio após largar emprego fixo para se dedicar à corrida

Walace Evangelista, de São Joaquim da Barra (SP), disputa tradicional prova pela segunda vez na elite, agora com foco total no esporte; “A chance dele é real”, diz treinador

30/12/2024 17h45
Por: Diário da Feira
Fonte: Globo Esporte
Walace Evangelista quer pódio na São Silvestre — Foto: Rogério Capela
Walace Evangelista quer pódio na São Silvestre — Foto: Rogério Capela

Em 2024, a vida de Walace Evangelista, de 25 anos, tomou outros rumos. Antes atleta amador, já que também estava dedicado à carreira de professor de educação física em uma escola estadual de São Joaquim da Barra (SP), agora virou competidor de alto rendimento. Tudo por conta de dois sonhos: chegar aos Jogos Olímpicos e subir ao pódio da São Silvestre, a mais tradicional corrida de rua do Brasil, que encerra o calendário esportivo do país desde 1925.

- Eu acordava 7h, tomava café da manhã, iria treinar. O treino dura sempre de uma hora e meia a duas horas. Entre 9h30 e 10h eu estava em casa, tomava um banho, montava a planilha dos meus alunos e 12h30 eu estava na escola para dar aula de educação física e ficava até 21h30. Depois, ia para o segundo período de treinos, à noite, e chegava em casa onze e meia da noite para descansar e dormir – contou Evangelista, que já disputou atletismo de pista.

Acompanhado e aconselhado pelo treinador Rodrigo Carvalho, que sempre viu nele potencial para ir além do desempenho como amador, resolveu, em janeiro, dedicar-se exclusivamente ao esporte, embora tivesse medo no início.

- Meu treinador viu que eu poderia ir muito mais além e a rotina pesada do trabalho estava me consumindo muito. A gente não estava conseguindo treinar e recuperar da forma que um atleta profissional precisava. Eu disse que não conseguiria abandonar o trabalho porque precisava da parte financeira. Esse era meu maior medo. Ele foi conversando comigo e eu decidi abandonar para viver exclusivamente da corrida e treinar mais. A gente começou a correr atrás de patrocínios para conseguir esse ganho financeiro – afirmou o atleta, que também complementa a renda com as premiações das provas.

 

São Silvestre

No ano passado, quando ainda tinha rotina dividida, Walace completou os 15 quilômetros da São Silvestre com 48min52seg, na 25ª posição, quatro minutos atrás do campeão, o queniano Timoty Kiplagat. A melhor marca da carreira dele nessa distância é de 46min40seg.

- Nosso objetivo é ser o melhor brasileiro e conseguir um pódio. Do ano passado para esse eu tive um ganho muito bom. No mesmo período do ano passado, trabalhando e treinando, eu fazia 10 quilômetros em 32 minutos. Neste ano, treinando exclusivamente no alto rendimento, eu estou correndo em 29 minutos. A chance de ser o melhor brasileiro é muito grande. Esse é o maior objetivo - disse.

- São Silvestre é diferente. É uma prova que tenho o sonho de vencer essa prova e acredito que vou vencer. No ano passado, adotei uma estratégia e fui muito feliz. Consegui ser o melhor atleta do interior e esse ano estou mais condicionado. Estou me dedicando exclusivamente e acredito muito que vou conseguir estar no pódio. É um objetivo de vida. Tanto Olimpíada, quanto São Silvestre, são os dois sonhos que tenho na vida.

 

“Chance é real”

O treinador conseguiu um patrocinador de 12 meses para o atleta. Segundo Carvalho, Walace chamou a atenção logo nos primeiros treinos. Para o profissional, o atleta tem chances de se destacar, também, em longas corridas.

- No alto rendimento, não tem aposta. Você executa o que você treina. Se treinar bem e avaliar o que foi feito no treino, você vai ver mais ou menos o que ele vai fazer na competição. A chance dele é real e o atleta que faz a São Silvestre e vence, ou está no pódio, faz a prova em uma média de 20 quilômetros por hora em um percurso com plano, subida e descida. Se estiver treinando nessa margem, ele estará entre os melhores. Então, é treinar, comer e dormir e repetir isso várias vezes para a velocidade estar cada vez mais alta – explicou o técnico.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários