E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

PMFS - NOVEMBRO 2024
Recorde

Mulher mais alta do mundo encontra a mais baixa no Guinness World Records

Rumeysa Gelgi, com 2,15 m, e Jyoti Amge, com 62,8 cm, se conhecem em evento em Londres e compartilham experiências

25/11/2024 07h58Atualizado há 2 meses
Por: Diário da Feira
Fonte: Jornal Opção
Rumeysa Gelgi, com 2,15 m, e Jyoti Amge, com 62,8 cm | Foto: Guinness World Records
Rumeysa Gelgi, com 2,15 m, e Jyoti Amge, com 62,8 cm | Foto: Guinness World Records

Em um encontro inusitado, a mulher mais alta e a mais baixa do mundo se encontraram em Londres, no evento anual do Guinness World Records, realizado na quarta-feira, 21. Rumeysa Gelgi, da Turquia, que com seus 2,15 metros de altura detém o título de mulher mais alta do mundo, conheceu Jyoti Amge, da Índia, que com 62,8 centímetros de altura é reconhecida como a mulher mais baixa do planeta. A diferença entre as duas é de impressionantes 1,50 metros.

O encontro, que teve como cenário o tradicional evento de celebração de recordes, foi marcado por um clima descontraído, onde as duas compartilharam suas experiências e descobriram interesses em comum, apesar das evidentes diferenças físicas. “Amamos maquiagem, unhas e joias”, disse Rumeysa, de 27 anos, após uma conversa amistosa com Jyoti, que tem 30 anos.

Ambas as mulheres possuem condições médicas que explicam suas estaturas extremas. Gelgi sofre da síndrome de Weaver, uma condição rara que resulta em crescimento ósseo excessivo, o que lhe conferiu a altura recordista. Ela foi o 27º caso diagnosticado no mundo e o primeiro na Turquia. Além disso, Rumeysa detém outros recordes, como o de maiores mãos e orelhas de mulheres.

A diferença entre as duas mulheres é de impressionantes 1,50 metros | Foto: Guinness World Records

Por sua vez, Jyoti Amge nasceu com acondroplasia, um distúrbio genético que afeta o crescimento ósseo, especialmente nos membros, resultando em uma estatura significativamente menor. Amge também é uma figura conhecida, já tendo sido destacada em várias campanhas e eventos globais, além de ser uma atriz em filmes e séries.

Durante o evento, Amge compartilhou que, apesar das dificuldades geradas pela grande diferença de altura, a experiência de se encontrar com Gelgi foi agradável. “Às vezes era difícil fazer contato visual devido à diferença de altura, mas foi ótimo. Ela é engraçada”, comentou a indiana. A ocasião foi uma celebração das conquistas individuais e um lembrete de como as pessoas podem superar barreiras físicas e sociais, alcançando reconhecimento global.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários