
Ao derrotar o Juventude, em Caxias do Sul, neste domingo, o Palmeiras voltou a ter as maiores chances de ficar com o título e conquistar o tricampeonato brasileiro consecutivo. Após a rodada passada, seu potencial era de 33,19%, mas agora subiu para 53,44%. A alta se deve também ao empate do Botafogo, em casa, contra o Criciúma, resultado que fez as chances de título do Botafogo caírem de 57,06% para 42,39%.
O Botafogo tem um ponto de vantagem na classificação (61 pontos contra 60 pontos do Palmeiras), mas o vice-líder tem apresentado desempenho superior em campo, o que estatisticamente lhe dá um maior potencial. O Botafogo tem o desgaste extra de ainda disputar a Libertadores, enquanto o Palmeiras tem compromissos apenas pelo Brasileirão, o que lhe permite se preparar melhor para cada jogo. Os dois times têm agendado um confronto direto na rodada #36, com mando palmeirense.
Ao empatar em casa com o Atlético-MG, o Fortaleza desperdiçou uma oportunidade para diminuir para três pontos a desvantagem para o Botafogo e, com uma rodada a menos para tirar essa diferença, suas chances de título caíram de 5,42% para 2,06%.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.475 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.
Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.
Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada.
Veja a tabela e todos os números das chances de título na Série A em 2025.

Chances de permanência
Juventude e Bragantino foram os grandes derrotados da rodada. A disputa paralela pela permanência na Série A, mais uma vez, foi dinâmica: dos últimos seis colocados, três venceram e apenas um perdeu, o Athletico-PR em um confronto direto contra o Corinthians. Com isso, a diferença de pontos do 17º colocado, o Corinthians, primeiro do Z4 que leva para a Série B, para o 10º da classificação, o Vasco, é de cinco pontos, embolando ainda mais a disputa entre quem permanecerá na elite nacional.

A consequência imediata disso foi a entrada do Athletico-PR no Z4, no lugar do Vitória. As chances de a equipe paranaense permanecer na Série A diminuíram de 85,70% ara 78,55%, terceira maior queda da rodada: 7,15 pontos percentuais. Suas chances de ficar na Série A seguem altas porque a equipe tem dois jogos adiados para realizar. Fez apenas 28 partidas contra 30 da maioria das equipes.
Os jogos adiados serão contra o Fluminense, fora de casa, nesta terça-feira, um confronto direto para se afastar do Z4, às 19h30, no Maracanã, e contra o Atlético-MG, em casa, mas ainda sem data definida. O Fluminense tem apenas dois pontos a mais que o Athletico-PR na classificação e sua probabilidade de ficar na Série A passou de 57,73% para 76,33%.
A rodada foi pior para o Bragantino e Juventude. Ao perder um confronto direto contra o Vitória, o Bragantino perdeu parte da vantagem de cinco pontos que tinha para o 17º colocado ao fim da rodada passada. Com os resultados da 30ª rodada, essa margem caiu para apenas dois pontos.
A probabilidade de o Bragantino permanecer na elite nacional diminuiu 12,13 pontos percentuais, passando de 80,51% na rodada passada para 68,38% agora. Na próxima rodada, o Bragantino será mandante contra o líder Botafogo.
O Juventude perdeu em casa para o Palmeiras e se complicou. Embora tenha dois pontos de vantagem para o Z4, o redimento em campo está ruim, o que reduz seu potencial para jogos futuros e faz cair suas chances de permanecer na Série A de 74,28% para 61,85%, uma redução de 12,43 pontos percentuais, a maior da rodada.
Vai sobrar emoção na próxima rodada para as torcidas envolvidas na luta para ficar na elite nacional: o Cuiabá receberá o Corinthians; Vitória e Fluminense se enfrentarão em Salvador, e o 12º colocado Grêmio, fora do Z4 por três pontos, receberá o último colocado Atlético-GO.
Sensação
Vento
Umidade




