E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

PMFS - Setembro 2024
Esporte

Jordan Chiles apela à Suprema Corte Suíça para recuperar bronze do solo das Olimpíadas

Ginasta americana entra com recurso contra decisão do Tribunal Arbitral do Esporte de anular revisão de nota e assim lhe tirar a medalha dos Jogos Olímpicos de Paris

17/09/2024 09h59
Por: Diário da Feira
Fonte: Globo Esporte
Jordan Chiles perde medalha de bronze no solo em Paris 2024 — Foto: REUTERS/Hannah Mckay
Jordan Chiles perde medalha de bronze no solo em Paris 2024 — Foto: REUTERS/Hannah Mckay

Jordan Chiles fez um apelo na Suprema Corte da Suíça para recuperar o bronze do solo da ginástica artística das Olimpíadas de Paris.

A americana de 23 anos protocolou o recurso na segunda-feira contra a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS), que entregou a medalha olímpica à romena Ana Barbosu.

A ginasta tem o apoio do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) e da Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gymnastics).

Segundo o "USA Today", ela usou imagens da gravação de um documentário da "Netflix" sobre Simone Biles como prova em seu recurso.

-Tomamos a decisão coletiva e estratégica de ter Jordan liderando o processo inicial. O USA Gymnastics está coordenando de perto com Jordan e sua equipe jurídica e fará processos de apoio ao tribunal na busca contínua por justiça para Jordan - afirmou a USA Gymnastics, em nota.

Jordan Chiles chegou a subir no pódio do solo das Olimpíadas de Paris junto com a campeã Rebeca Andrade e a também americana Simone Biles, vice-campeã. Foi o primeiro pódio 100% negro da ginástica artística em Olimpíadas, com direito a uma emblemática reverência das americanas à brasileira. No entanto uma decisão da Justiça alterou o resultado da prova.

Após a audiência realizada pelo CAS no dia 11 de agosto, a qual ouviu as partes envolvidas, o órgão considerou irregular o acréscimo de 0.100 dado à nota de Jordan Chiles. Esse acréscimo permitiu que a ginasta americana superasse duas romenas, Ana Barbosu e Sabrina Voinea. Sem ele, Chiles fica na quinta posição, com 13.666, e Barbosu e Sabrina seriam as terceiras e quartas colocadas, respectivamente, com 13,700 - Barbosu levou o bronze no critério de desempate de melhor nota de execução.

Rebeca Andrade comemora o ouro no solo nas Olimpíadas e é reverenciada por Biles e Chiles — Foto: Reuters

A irregularidade, segundo o tribunal com sede na Suíça, ocorreu porque o recurso dos Estados Unidos para revisão da nota de Chiles foi pedido quatro segundos depois do prazo estabelecido no regulamento, que é de um minuto após o anúncio da nota.

Chiles afirma que a decisão do CAS violou seu direito de ser ouvida ao não permitir que ela e a USA Gymnastics apresentassem um vídeo que, segunda ela, comprova o pedido de revisão de nota dentro do prazo regulamentar de um minuto. A ginasta ainda alega que Hamid G Gharavi, presidente do painel do CAS, tem um conflite de interesse por já ter representado a Romênia em casos jurídicos passados.

Jordan Chiles no MTV Video Music Awards — Foto: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

Na semana passada, Jordan Chiles participou do "MTV Video Music Awards", em Nova York. Ela recebeu um relógio de bronze de presente do rapper Flavor Flav. A ginasta afirmou estar devastada pela perda da medalha dos Jogos de Paris.

-A maior coisa que me foi tirada foi o reconhecimento de quem eu sou. Não apenas meu esporte, mas a pessoa que sou. Não se trata de medalha. É sobre a cor da minha pele. É sobre o fato de que houve coisas que levaram a essa posição de ser atleta. E eu senti como se tudo tivesse sido arrancado - disse Chiles.

Jordan Chiles recebe relógio de bronze — Foto: Christopher Polk/Billboard via Getty Images
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários