
O Terminal Rodoviário de Feira de Santana deve registrar um aumento significativo no número de passageiros durante o período que antecede o Natal e o Ano Novo. A estimativa é de um crescimento entre 20% e 25% em relação aos dias normais, impulsionado pelas viagens de fim de ano.
É o que explica o coordenador da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Paulo Andrade. Segundo ele, a média de embarques deve chegar a cerca de 3 mil passageiros por dia: “Os dias que antecedem o Natal e o Ano Novo são de intenso movimento aqui no terminal rodoviário. A nossa expectativa é que esse ano tenhamos um crescimento em torno de 20 a 25% no número de passageiros embarcados”, explicou.
Segundo ele, o sistema de transporte se organiza com antecedência para atender ao aumento da demanda: “Isso acontece todos os anos. O sistema já se prepara para poder atender essa demanda maior. Existe uma capacidade ociosa ao longo do ano que consegue absorver parte desse aumento, mas, em algumas linhas, é necessário o acréscimo de horários”, afirmou.
Ainda conforme Paulo Andrade, estão previstos cerca de 60 horários extras com origem em Feira de Santana durante o período festivo: “Estimamos que, nas vésperas do Natal e do Ano Novo, tenhamos em torno de 60 horários extras para atender a população que pretende viajar”, destacou.
Além dos reforços saindo de Feira, também haverá ampliação de horários em outras cidades, especialmente em Salvador: “Muitas pessoas se deslocam saindo da capital para o interior e do interior para Salvador. Esses deslocamentos também contam com horários extras”, pontuou.
Salvador segue como o principal destino dos passageiros que embarcam no terminal feirense. “Historicamente, Salvador é o principal destino, porque de lá você tem uma gama de possibilidades para ir a outras localidades”, explicou o coordenador.
Durante o período de festas, as praias estão entre os destinos mais procurados, principalmente no Réveillon. Entre os locais citados estão a Estrada do Coco, Linha Verde, Camaçari, Bom Jesus dos Passos, Madre de Deus, Valença, Camamu, além de destinos mais distantes como Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro. Cidades como Vitória da Conquista, Juazeiro, Paulo Afonso, Itabuna e a região turística da Chapada Diamantina também estão entre as mais buscadas pelos viajantes.
*De Olho na Cidade
Foto: divulgação
Sensação
Vento
Umidade




