E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
LEIA

Gilmar Mendes rebate críticas ao STF 

A declaração de Mendes veio após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chamar a atuação de Alexandre de Moraes de “tirania” durante ato na Avenida Paulista

08/09/2025 12h41
Por: Diário da Feira
Fonte: Diário da Feira

 

O ministro Gilmar Mendes, do STF, usou as redes sociais no Dia da Independência para defender o papel do Supremo como protetor da Constituição e do Estado de Direito. Ele afirmou que a liberdade verdadeira depende do fortalecimento das instituições, e não de ataques a elas, em resposta indireta a manifestações realizadas por apoiadores de Jair Bolsonaro que pediram anistia a condenados pelos atos de 8 de Janeiro e o impeachment de Alexandre de Moraes.

 Sem citar nomes, criticou a gestão Bolsonaro por negligenciar vacinas durante a pandemia, ameaçar o sistema eleitoral e promover atos antidemocráticos, como acampamentos em quartéis e tentativas de golpe. “Se quisermos falar sobre os perigos do autoritarismo, basta recordar o passado recente de nosso país: milhares de mortos em uma pandemia; vacinas deliberadamente negligenciadas por autoridades; ameaças ao sistema eleitoral e à separação de Poderes; acampamentos diante de quartéis pedindo intervenção militar, tentativa de golpe de Estado com violência e destruição do patrimônio público, além de planos de assassinato contra autoridades da República”

A declaração de Mendes veio após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chamar a atuação de Alexandre de Moraes de “tirania” durante ato na Avenida Paulista. Em resposta, Gilmar reforçou que crimes contra a democracia não devem ser perdoados e que é dever das instituições puni-los com rigor para evitar sua repetição.

*Metro1
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários