As manifestações de 7 de setembro evidenciaram o que a imprensa internacional chamou de “dois Brasis”, com apoiadores de Bolsonaro e movimentos de esquerda ocupando ruas em diferentes posições políticas. O domingo antecedeu o veredito do STF sobre Jair Bolsonaro, julgado por tentativa de golpe de Estado, e destacou tensões no país.
Os protestos bolsonaristas, segundo veículos internacionais, desafiaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chegaram a pedir intervenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em contrapartida, movimentos de esquerda se mobilizaram em defesa da soberania nacional e contra anistia para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
O espanhol El País destacou a presença dos dois espectros políticos, mostrando apoiadores de Bolsonaro com bandeiras do Brasil, EUA e Israel no rosto. O britânico The Guardian afirmou que manifestantes “imploraram” por uma intervenção de Trump contra o julgamento do ex-presidente. Já o americano The New York Times afirmou que milhares de brasileiros lotaram as ruas das principais cidades, reforçando a força política de Bolsonaro mesmo diante de uma possível condenação de mais de 40 anos de prisão.
O argentino La Nación destacou que os bolsonaristas “desafiaram Lula” antes do veredito. O Washington Post reforçou a repercussão internacional da fala do presidente brasileiro em defesa da soberania do país e contra influências externas. Por fim, o francês Le Figaro ressaltou a demonstração de força dos apoiadores de Bolsonaro e lembrou que ele permanece inelegível até 2030 e em prisão domiciliar desde agosto.
Sensação
Vento
Umidade