O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Júnior, destacou, durante a abertura oficial da 46ª Expofeira, o papel central do Parque de Exposição de Feira de Santana no desenvolvimento econômico da cidade. Segundo ele, a pecuária foi responsável por impulsionar a economia local antes mesmo do crescimento da indústria.
João Martins lembrou que a formação de Feira de Santana começou com as feiras de gado realizadas na Fazenda Santana dos Olhos D’Água, onde os animais, vindos do sertão, eram levados ao porto de Cachoeira para venda. “Essas feiras foram fundamentais para o povoamento da região e o fortalecimento do comércio local”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da CNA assinou um termo de cooperação com Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Ele destacou a revitalização do Parque e o impacto histórico da Expofeira: “É muito gratificante retornar a este parque e ver mais uma edição que ficará marcada na história”.
João Martins Júnior também reforçou que os fundadores do Parque de Exposições foram visionários ao criar um evento que cresceu rapidamente e se consolidou como um dos maiores do setor, mantendo viva a tradição secular da compra e venda de bovinos na região Norte/Nordeste.
O presidente da CNA possui vínculo afetivo com o parque, que homenageia seu pai, João Martins da Silva, pecuarista que doou parte das terras para a construção do equipamento, transformando a pecuária local.
Sensação
Vento
Umidade