O jogador Juan Manuel Izquierdo, que estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, morreu aos 27 anos nessa terça-feira (27).
A notícia foi divulgada pelo Nacional, clube de futebol em que jogava, que lamentou o ocorrido em nota oficial: “Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável”.
O zagueiro deu entrada no hospital após passar mal durante uma partida pelas oitavas de final da Copa Libertadores contra o São Paulo no dia 22 de agosto.
De acordo com o boletim médico, ele estava "dependente de ventilação mecânica e com quadro neurológico crítico". O falecimento se deu em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
O secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, afirmou na segunda-feira (22), durante participação no programa esportivo uruguaio "Minuto 1", da rádio Carve Deportiva, que o jogador havia detectado uma arritmia no coração em 2014, quando tinha 17 anos.
No entanto, explicou que isso não impede que a prática do esporte seja mantida: “Há que se controlar, e estamos seguros que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou controlaram isso”, expõe.
A descoberta foi feita por meio do programa do governo "Gol para o Futuro", que trabalha com as categorias de base de todos os clubes do país desde 2009. Juan deixa a esposa e dois filhos, sendo que a mais nova nasceu há pouco mais de uma semana.
Sensação
Vento
Umidade