E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Expansão Urbana

Governo confirma expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande

Preparativos para a nova estação já duram um ano

02/09/2025 09h57
Por: Diário da Feira
Fonte: Correio da Bahia
Crédito: Divulgação/ CCR
Crédito: Divulgação/ CCR

O Governo da Bahia avançou mais um passo para a ampliação da Linha 1 do metrô de Salvador, que passará a ligar a Estação da Lapa ao bairro Campo Grande. Nesta quarta-feira (3), as empresas participantes da licitação para o Tramo 4 se reunirão em sessão pública na sede da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), na Calçada, para divulgação da análise das propostas técnicas e discussão das propostas de preço.

A convocação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (30), foi assinada por Ana Cláudia Martins, presidente da Comissão Especial de Licitação da CTB.

O novo trecho terá cerca de 1,2 km em via subterrânea e contará com a Estação Campo Grande, integrando-se à Linha 1, que atualmente opera entre a Lapa e Águas Claras. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foram realizados estudos topográficos, georreferenciamento e sondagens para viabilizar a obra.

Com investimento estimado em R$ 2 bilhões, a expansão do metrô tem capacidade prevista para atender aproximadamente 11,5 mil usuários por dia. O projeto será executado com recursos do Ministério das Cidades, via PAC Seleções, em parceria com a Sedur. Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), realizados em 2019, indicam que o trecho poderá registrar um fluxo diário de até 117,7 mil passageiros, contemplando quatro estações subterrâneas: São Raimundo (Politeama), Campo Grande, Graça e Barra.

A expansão do metrô representa um importante investimento em mobilidade urbana, conectando diferentes regiões da cidade e oferecendo mais conforto e eficiência para os usuários.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários