O governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, participou nesta segunda-feira (1º), no Centro de Convenções de Feira de Santana, da solenidade que marcou a autorização para novas obras do programa Minha Casa Minha Vida.
Na modalidade urbana, serão construídas 300 unidades habitacionais em municípios baianos. Já no modelo rural, foram assinados contratos para a edificação de 1.296 casas em diversas cidades do estado.
Para o governador, a iniciativa vai muito além da garantia de moradia.
“É muito difícil quem vive de favor, quem vive de aluguel, quem vive com os pais acaba não tendo a estruturação da sua vida. Quando tem crianças, muitas vezes morando no mesmo ambiente, precisa ter uma família equilibrada e com muita fé em Deus no coração. A casa é onde tudo começa”, disse Jerônimo.
Ele ressaltou que cada empreendimento será entregue com infraestrutura básica e equipamentos públicos.
“Não fazemos a casa apenas. Cada condomínio terá acesso a coleta de lixo, esgotamento, iluminação, segurança, além de UBS, UPA, escola e creche. É uma etapa de um planejamento completo”, destacou.
O ministro Rui Costa reforçou o compromisso do governo federal em ampliar o acesso à habitação.
“Quando o presidente Lula assumiu, em janeiro de 2023, encontrou 87 mil habitações paralisadas. Com parceria entre governo e municípios, quase todas foram retomadas. Nossa meta é chegar a dois milhões de unidades nos quatro anos de mandato. Hoje já temos mais de um milhão e trezentas mil unidades entregues, trezentos e cinquenta mil em obras, e anunciamos mais 3.400 contratos para início imediato”, afirmou.
O deputado federal Zé Neto também participou do evento e comemorou os novos investimentos.
“São mais de três mil unidades para 57 municípios. Passamos anos sem Minha Casa Minha Vida e agora vemos um avanço significativo, tanto no urbano quanto no rural. Feira de Santana já está contemplada com quase mil unidades rurais. É um momento de celebração e de muito trabalho pela frente”, disse.
Encerrando a cerimônia, Jerônimo Rodrigues destacou que novas propostas podem ser apresentadas pelos municípios.
“Quem tiver projeto pronto deve procurar a Caixa Econômica Federal para apresentar. Queremos construir mais habitações e garantir moradia digna para os baianos”, concluiu.
Sensação
Vento
Umidade