E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Pistas Flexíveis

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas flexíveis para melhorar fluxo de veículos

Pistas adaptáveis prometem mais fluidez e segurança na ponte

26/08/2025 10h33
Por: Diário da Feira
Fonte: A Tarde
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O projeto da Ponte Salvador–Itaparica contará com um sistema inovador de PISTAS FLEXÍVEIS, capaz de se ajustar à demanda de veículos nos dois sentidos. De acordo com Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária responsável, a estrutura única de concreto permitirá que as seis pistas da ponte – três em cada direção – sejam reorganizadas dinamicamente.

“Como é um tabuleiro contínuo, a divisão central será feita por um mecanismo móvel, permitindo transferir uma pista de um lado para o outro conforme a necessidade. Em feriados, por exemplo, é possível destinar quatro pistas a um sentido e duas ao outro, facilitando o trânsito”, explicou Villas Boas.

A tecnologia busca não apenas melhorar a experiência de quem utiliza a ponte, mas também garantir maior durabilidade à estrutura, ajustando o fluxo em horários de pico, como sextas-feiras e domingos. Sistemas semelhantes já funcionam em outros países, como a China e os Estados Unidos, embora a aplicação na Bahia ainda tenha características próprias.

Detalhes da ponte Salvador–Itaparica

Com 12,4 km sobre a água, a ponte será a maior da América Latina e um marco da engenharia nacional. Seus mastros principais terão 218 metros de altura, superando o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e até o Cristo Redentor, consolidando-se como um novo cartão-postal da Bahia.

O projeto é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado pela China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e a China Communications Construction Company (CCCC), com investimento total previsto de R$ 10,6 bilhões. As obras estão previstas para começar em 2026, com duração de cinco anos.

Trechos do empreendimento

  • Trecho 1 – Acessos em Salvador: Construção de viadutos e túneis entre os bairros da Calçada e Água de Meninos.

  • Trecho 2 – Ponte Salvador–Itaparica: 12,4 km, dividido em aproximações na Ilha de Itaparica (4,6 km), em Salvador (6,9 km) e trecho estaiado (0,9 km, 85 m acima do nível do mar).

  • Trecho 3 – Acessos em Itaparica: Nova rodovia de cerca de 30 km com viadutos e interseções até a Ponte do Funil.

  • Trecho 4 – BA-001: Recuperação e duplicação de trecho de estrada entre Cacha Prego e a cabeceira da Ponte do Funil.

O sistema de INFRAESTRUTURA planejado promete tornar a ponte um modelo de modernidade, eficiência e segurança para motoristas e pedestres.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários