A Polícia Civil da Bahia indiciou 12 pessoas suspeitas de aplicarem o “golpe do cartão virtual” durante compras de celulares de última geração.
A fraude ocorreu em uma loja de departamento na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Em julho, a Polícia Civil informou que 14 pessoas eram suspeitas e seriam indiciadas. No entanto, nesta quinta-feira (22), disse que concluiu as investigações e, no total, 12 foram indiciados pelos crimes de estelionato, receptação simples, receptação qualificada e associação criminosa.
As investigações iniciaram há cerca de 30 dias, quando diversos objetos foram comprados através de cartões clonados. De acordo com as investigações, compras realizadas com cartões clonados entre os dias 12 e 13 de julho causaram um prejuízo de R$ 61.241,15.
A Polícia Civil conseguiu recuperar e restituir à vítima três TVs, dois celulares, cinco caixas de som, um perfume, uma mochila e uma furadeira, no valor de R$ 28.437,89.
O titular da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, delegado Paulo Henrique de Oliveira, informou que, ao todo, foram:
Os investigados vão responder em liberdade e qualquer novo crime praticado por eles de agora em diante terá pedido de prisão por parte da Polícia Civil. Todos os 14 inquéritos foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário.
A investigação contou com 59 oitivas de pessoas, análise de diversas imagens de câmeras de segurança da loja e utilização de recursos tecnológicos, com o auxílio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e dos peritos criminais do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Sensação
Vento
Umidade