O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve nesta segunda-feira (18) uma conversa por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante o contato, Putin informou Lula sobre o encontro que teve na última sexta-feira (15) com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar do conflito entre Rússia e Ucrânia.
De acordo com o Palácio do Planalto, Putin ressaltou o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China voltada à mediação do conflito. A ligação entre os líderes durou cerca de 30 minutos, e Lula demonstrou apoio a todos os esforços que busquem uma solução pacífica para a guerra, desejando sucesso às negociações em andamento.
A Embaixada da Rússia no Brasil confirmou o teor da conversa e destacou o interesse mútuo em fortalecer o diálogo bilateral e a cooperação dentro do BRICS. Esta foi a segunda conversa recente entre Lula e Putin sobre a Ucrânia, a primeira ocorrida em 9 de agosto.
Enquanto o Brasil busca atuar como mediador junto à China, a guerra na Europa segue sem resolução. Na mesma segunda-feira, Donald Trump recebeu na Casa Branca o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outros líderes europeus para tentar avançar nas negociações de paz.
Sensação
Vento
Umidade