Um homem de 27 anos, acusado de crimes de extorsão mediante sequestro no Sudoeste da Bahia, foi preso na manhã desta quinta-feira (22) em uma casa no Povoado Caueira, em Itaporanga D'Ajuda.
De acordo com a Polícia Civil, durante o cumprimento do mandado, ele e outro homem foram flagrados armazenando maconha, que acabou sendo preso em flagrante.
Na residência, houve a apreensão de um veículo de luxo, drogas e anotações sobre a movimentação financeira do grupo.
De acordo com o delegado Dernival Eloi, as investigações foram iniciadas na cidade de Cotegipe (BA), e a operação é coordenada pela Delegacia Regional de Barreiras (BA), com apoio da polícia sergipana.
“As investigações se iniciaram após dois empresários serem vítimas de sequestro praticado pelo grupo criminoso alvo da investigação da Polícia Civil da Bahia. Os casos aconteceram nos dias 23 de fevereiro de 2023 e 12 de novembro de 2023”, explicou.
Logo após o segundo sequestro, com o fim das negociações e liberação de uma das vítimas, a Polícia Civil da Bahia conseguiu cumprir mandado de busca e apreensão e efetuar duas prisões na cidade de São Paulo. Essa ação na capital paulista resultou na condenação do líder do grupo a uma pena de 12 anos de reclusão.
Logo após, a polícia identificou as pessoas responsáveis pelo sequestro da vítima, pelo suporte operacional, e alguns beneficiários de parte dos valores recebidos indevidamente.
A operação, chamada de Aletheia, contou com a participação e apoio de equipes das polícias Civis da Bahia, Distrito Federal, Goiás e Sergipe. Ao todo, foram cumpridos dez mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão.
A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.
Sensação
Vento
Umidade