Diariamente, cerca de 15 pessoas procuram os vereadores de Feira de Santana em busca de ajuda para conseguir vagas no Sistema de Regulação, responsável por encaminhar pacientes de unidades básicas para hospitais de alta complexidade. A maior demanda é para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), principal referência da região. A situação foi destacada pelo vereador Ismael Bastos (PL) durante sessão na Câmara Municipal.
Ismael ressaltou que a crítica não é à diretora do HGCA, Cristiana França, mas sim ao sistema estadual de regulação que dificulta o acesso dos pacientes. Para ele, o governo do estado precisa criar uma força-tarefa para agilizar a liberação de vagas e garantir atendimento mais rápido. “O povo está sofrendo, está morrendo, e não consegue atendimento”, afirmou o vereador.
Além disso, Bastos defendeu a ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade como medida fundamental para suprir a demanda crescente. Ele também destacou o esforço da Prefeitura em construir um hospital público municipal, que deverá ajudar a aliviar a pressão sobre a rede estadual.
Sensação
Vento
Umidade