E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
INSS

INSS: PF investiga fraude em falsos atestados para obtenção de benefício

A investigação aponta que um advogado teria forjado atestados, utilizados por seus clientes para obter indevidamente benefícios de assistência a pessoas com deficiência.

05/08/2025 13h03
Por: Diário da Feira
Fonte: Diário da Feira

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (5) a Operação Amparo Espúrio, com o objetivo de apurar suspeitas de fraude em laudos médicos apresentados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A investigação aponta que um advogado teria forjado atestados, utilizados por seus clientes para obter indevidamente benefícios de assistência a pessoas com deficiência.

De acordo com a PF, foi detectada uma série de documentos com assinaturas falsificadas de um cardiologista, que confirmou à polícia não ter emitido os atestados. Os laudos indicavam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, apesar de a especialidade do médico não abranger neurologia ou psiquiatria.

Foram executados dois mandados de busca e apreensão em Fortaleza (CE), expedidos pela 32ª Vara Federal. As condutas investigadas podem configurar crimes como estelionato previdenciário, falsificação e uso de documentos falsos, com penas que, somadas, podem alcançar até 17 anos de reclusão.

A ação foi realizada em parceria com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Ceará, ligado ao Ministério da Previdência. As investigações seguem com a análise do material recolhido, que pode revelar outros envolvidos no esquema.

*Metro1
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários