E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Tnsão Nuclear

“Mão Morta”: o sistema nuclear russo que preocupa os EUA e levou Trump a mobilizar submarinos

Sistema da Guerra Fria garante retaliação automática e intensifica conflito entre Trump e Rússia

02/08/2025 10h22
Por: Diário da Feira
Fonte: G1 Mundo
Foto: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS
Foto: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS

A recente escalada de tensões entre Estados Unidos e Rússia ganhou um novo capítulo com a ameaça russa envolvendo um sistema nuclear conhecido como “Mão Morta”. Essa arma, considerada “apocalíptica”, motivou o presidente americano, Donald Trump, a ordenar a movimentação de submarinos nucleares próximos ao território russo.

O sistema, oficialmente chamado de “Perimetr”, foi desenvolvido na década de 1970 durante a Guerra Fria para garantir uma resposta automática em caso de ataque nuclear que eliminasse a liderança russa. O “Mão Morta” funciona por meio de sensores que detectam ataques e, caso não haja resposta da cadeia de comando, autoriza automaticamente o lançamento de mísseis nucleares, mesmo que o presidente ou militares estejam incapacitados.

O nome “Mão Morta” vem justamente dessa capacidade automática, que dispensa a ação humana em uma situação crítica. Segundo análises, o sistema permanece ativo e aperfeiçoado até hoje, mantendo o potencial de desencadear uma retaliação nuclear automática.

A ameaça recente partiu do vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dimitri Medvedev, que alertou Donald Trump sobre os perigos do sistema. Em resposta, o presidente dos EUA confirmou o envio de dois submarinos nucleares para uma área próxima à Rússia, com o objetivo de mostrar prontidão diante da ameaça.

Essa movimentação demonstra o aumento das tensões geopolíticas e a preocupação dos Estados Unidos com as possíveis consequências de um conflito nuclear envolvendo tecnologias de destruição automática.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários