E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Trem Intercidades

Ferrovia Salvador-Feira de Santana promete viagem rápida e moderna entre as duas cidades

Aprovação do projeto depende do ministro dos Transportes, Renan Filho

02/08/2025 08h43Atualizado há 2 semanas
Por: Diário da Feira
Fonte: A Tarde
Foto: Reprodução | TIC Bahia
Foto: Reprodução | TIC Bahia

O projeto da ferrovia que vai ligar Salvador a Feira de Santana avançou e agora tem previsão de conectar as duas cidades em apenas 35 minutos. A iniciativa foi apresentada na última sexta-feira (1º) durante reunião no Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

De acordo com o engenheiro civil Danilo Silva, da TIC Bahia, o projeto aguarda apenas o aval do ministro dos Transportes, Renan Filho, para a assinatura do contrato que dará início à obra, após já ter recebido sinal positivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Ministério dos Transportes informou que os estudos de viabilidade estão em fase final de ajustes.

O trem intercidades terá 98 km de extensão e velocidade operacional de até 160 km/h para passageiros, e 120 km/h para cargas, promovendo uma integração tarifária e física com ônibus interurbanos e metropolitanos. A ferrovia será mista, operando com passageiros e cargas em horários diferenciados.

O projeto, que está em desenvolvimento há quase dez anos, prevê transportar até 25 milhões de passageiros, tornando o transporte mais rápido, seguro e eficiente na Bahia. O investimento trará modernização e competitividade para o estado, principalmente no transporte de cargas.

Além dessa ferrovia, o governo federal busca também destravar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que conectará o interior baiano ao litoral, facilitando o escoamento de minérios e grãos até o porto de Ilhéus.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários