E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

SITES INTERIOR - BANNER ESCOLAS - 728x90px - GOVERNO PRESENTE FUTURO PRA GENTE 2024
Feira de Santana

Secretaria de Saúde acompanha caso suspeito de MPOX em Feira

Trata-se de um adolescente de 16 anos, que deu entrada na Policlínica do bairro Tomba.

19/08/2024 18h01
Por: Diário da Feira
Fonte: Folha do Estado
Foto: Reprodução/ NIAD
Foto: Reprodução/ NIAD

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana registrou nesta quinta-feira (15) um caso suspeito de MPOX, anteriormente chamada de Monkeymox ou Varíola dos Macacos.

Trata-se de um adolescente de 16 anos, que deu entrada na Policlínica do bairro Tomba.

Após a suspeita, o adolescente foi encaminhado para o Hospital Couto Maia, em Salvador. Segundo a Vigilância Epidemiológica (Viep), foi realizada a coleta da amostra de sangue para diagnóstico diferencial. No entanto, devido à transferência do paciente para o Hospital Couto Maia, em Salvador, realizada pela Regulação Estadual, não houve tempo hábil para que a equipe técnica do município realizasse a coleta das lesões de pele.

A Secretaria informou ainda que acompanha a atualização do caso pelo sistema, onde são feitos os registros pelo Hospital Couto Maia.

A SMS reforça que pacientes com suspeita de varíola dos macacos devem procurar as unidades designadas como referência para esse tipo de atendimento. As policlínicas municipais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e mais seis Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora estão preparadas para atender esses casos. As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Os sintomas da varíola dos macacos incluem lesões de pele, gânglios inflamados, dor de cabeça forte e febre alta. A SMS destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais eficaz dos sintomas e para a contenção da transmissão da doença. Reforçamos a importância de que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos procure imediatamente atendimento nas unidades de saúde designadas.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que até às 16h30 desta sexta (16), não havia nenhuma nova confirmação da doença no município. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários