Na próxima terça-feira (5), o abastecimento de água será interrompido em Salvador e outras 12 cidades da Bahia para a realização de serviços essenciais no sistema de captação, tratamento e distribuição de água da barragem de Pedra do Cavalo. Cerca de 500 profissionais estarão envolvidos nos trabalhos, que começam às 3h e têm como objetivo garantir o funcionamento eficiente e seguro do sistema.
A previsão é que o abastecimento seja restabelecido ainda na noite do mesmo dia, de forma gradual, pois será necessário reiniciar os processos com pressão adequada para atender todas as áreas, inclusive as mais altas e distantes da rede. A Embasa alerta que alguns imóveis podem levar até 48 horas para ter o fornecimento totalmente normalizado e recomenda que os moradores façam reserva de água para uso econômico durante esse período.
As cidades afetadas são: Amélia Rodrigues, Candeias, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Simões Filho e Terra Nova.
De acordo com Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana, a paralisação é necessária para a realização de uma série de melhorias, como a ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano, aprimoramento dos equipamentos de bombeamento em Pedra do Cavalo e Joanes 2, substituição de válvulas e registros em Candeias, além de revisão das instalações elétricas e limpeza geral.
Essas intervenções são preventivas e visam evitar paradas emergenciais futuras, garantindo maior confiabilidade e segurança no abastecimento para a população.
Sensação
Vento
Umidade