
A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vive seu pior momento desde o início do segundo mandato. Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (23) pelo Silver Bulletin, 53,8% dos americanos desaprovam a maneira como ele conduz o governo, enquanto apenas 43,5% demonstram aprovação.
A diferença de 10,3 pontos percentuais negativos entre os dois índices representa o nível mais baixo de aprovação líquida desde o início do novo governo. Ainda assim, o desempenho atual é superior ao que Trump registrava no mesmo período de seu primeiro mandato, segundo a mesma análise.
De acordo com especialistas ouvidos pela imprensa americana, dois fatores explicam a queda recente nos índices: o envolvimento do nome de Trump nos chamados arquivos Epstein e o aumento da insatisfação com decisões recentes na área econômica, especialmente com relação à política de tarifas.
A revelação de que o Departamento de Justiça informou o presidente sobre a citação de seu nome nos documentos ligados ao falecido empresário Jeffrey Epstein gerou desconforto até entre parte de sua base republicana. Paralelamente, as novas tarifas sobre importações, que devem entrar em vigor em 1º de agosto — com destaque para a taxa de 50% sobre produtos do Brasil — também têm gerado críticas generalizadas.
Na área de imigração, a aprovação líquida caiu de +2,2 para -5,6 em menos de dois meses, mostrando uma reversão de expectativas. Já no campo econômico, a reprovação chega a 54,8%, com críticas centradas nos impactos inflacionários das novas tarifas comerciais.
A pesquisa foi conduzida com base em diferentes metodologias e fontes, reunidas em um modelo estatístico desenvolvido por Nate Silver. O sistema considera o desempenho de institutos de pesquisa e dá maior peso a levantamentos recentes e com amostragens mais robustas.
Sensação
Vento
Umidade




