A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) apresentou na Câmara Municipal de Salvador uma proposta para renomear uma avenida da cidade em homenagem à cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo, 20, aos 50 anos, nos Estados Unidos, vítima de complicações decorrentes de um câncer de intestino.
Para Aladilce, a homenagem representa um reconhecimento público e permanente à vida e ao legado de Preta Gil. “Ela foi uma mulher preta, artista, símbolo na luta contra o racismo, a gordofobia e a homofobia, além de defensora dos direitos LGBTQ+ e uma ativista que deixou uma marca profunda na cultura e no coração do nosso povo”, declarou a vereadora.
Ainda em fase de estudo, a escolha da avenida que receberá o nome da cantora busca dar visibilidade e importância ao tributo. “Queremos que seja uma avenida central, que reflita a coragem, a resiliência e o exemplo que Preta foi, especialmente em sua batalha contra a doença”, explicou Aladilce em entrevista.
Preta Gil e sua ligação com Salvador
Salvador sempre teve um significado especial para Preta Gil, que demonstrava seu amor pela cidade em diversas ocasiões. Entre momentos de lazer e espiritualidade, ela mantinha fortes vínculos com espaços locais que carregavam muito afeto. No último Carnaval em que participou, a cantora marcou presença no tradicional camarote da família Gil, apesar do tratamento contra o câncer. Em uma entrevista recente, destacou a importância de estar presente: “Deus sabe o quanto eu lutei para estar aqui. Eu não ia aguentar ficar vendo esse Carnaval pelos stories ou pela televisão”.
Próximos passos para a homenagem
O projeto de lei protocolado é apenas o início do processo legislativo. Após a tramitação nas comissões temáticas da Câmara, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta será votada em plenário. Atualmente, os vereadores estão em recesso, o que adianta a análise para após o dia 4 de agosto, quando as atividades retornam.
A data da votação será definida pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB). Caso seja aprovado pela maioria, o projeto seguirá para a prefeitura, onde poderá ser sancionado ou vetado pelo Executivo.
Sensação
Vento
Umidade