
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, distribuição, comercialização, propaganda e uso de cinco produtos considerados irregulares no país, incluindo um xarope sem registro e suplementos alimentares. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União da última sexta-feira (18).
Entre os itens suspensos está o Xarope da Vovó, também comercializado como Xarope da Vovó Isabel. Segundo a Anvisa, o produto era vendido sem qualquer registro sanitário e sem informações sobre o fabricante, o que representa risco potencial à saúde pública.
Outros três produtos proibidos pertencem à empresa Gru Nutra Nutri Ltda.: Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e Espinheira Santa. De acordo com a agência reguladora, esses itens não possuem registro, notificação ou cadastro, além de a empresa não ter autorização para funcionamento como laboratório farmacêutico — condição obrigatória para a fabricação de medicamentos.
A Anvisa também suspendeu a fabricação e comercialização do suplemento Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%), produzido pela empresa Akron Pharma Ltda.. Durante inspeção, foi constatado que o produto não atende às exigências legais quanto ao método de obtenção da substância. Todos os lotes deverão ser recolhidos imediatamente.
Empresas se pronunciam
Em nota, o Grupo Nutra Nutri afirmou que seus dados estariam sendo usados indevidamente por terceiros na rotulagem de produtos sem registro. A empresa disse ter acionado advogados para apurar a origem da fraude e entrou em contato com a Anvisa para esclarecer a situação.
Já a Akron Pharma declarou que a suspensão tem caráter preventivo e que, até o momento, não há conclusão definitiva sobre risco à saúde ou sobre a regularidade do produto.
As ações da Anvisa visam proteger os consumidores de produtos não regulamentados, que podem conter substâncias sem eficácia comprovada ou com potencial nocivo à saúde.
Sensação
Vento
Umidade




