Durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), em Feira de Santana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a excelência técnica dos projetos apresentados pelo município e a articulação política do prefeito José Ronaldo como fatores determinantes para que Feira fosse contemplada no Novo PAC da Saúde. O evento marcou a assinatura de contratos do Programa Minha Casa Minha Vida, mas também evidenciou os investimentos estruturantes que chegarão à cidade na área da saúde.
Feira de Santana foi selecionada para receber uma nova Policlínica, 17 kits completos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um conjunto de tecnologia para a realização de teleconsultas. Para o ministro, a proposta enviada pela Prefeitura destacou-se nacionalmente tanto pela qualidade técnica quanto pela importância regional de Feira como polo de saúde.
“Gostaria de parabenizar o prefeito José Ronaldo pela qualidade técnica do projeto apresentado. A aprovação da Policlínica é fruto de uma gestão comprometida e tecnicamente preparada”, afirmou Rui Costa. Ele acrescentou que o novo equipamento vai ampliar o acesso a exames, consultas especializadas e pequenos procedimentos, fortalecendo o atendimento no município e na região.
Feira se consolida como referência regional em saúde
A nova Policlínica será construída em uma área classificada como de vazio assistencial, ou seja, que atualmente carece de serviços especializados. A unidade oferecerá consultas multiprofissionais, exames de imagem, procedimentos ambulatoriais e serviços de apoio diagnóstico, beneficiando não apenas a população feirense, mas também os 71 municípios da macrorregião Centro-Leste da Bahia.
Os investimentos contemplam ainda a entrega de 17 combos de equipamentos para modernizar as UBSs, incluindo tecnologias como retinógrafo portátil, espirômetro, dermatoscópio, câmara fria para vacinas, eletrocardiógrafo, bisturi elétrico e ultrassom fisioterapêutico. Esses recursos serão integrados a iniciativas como o SUS Digital e a Rede Alyne, além de fortalecerem o combate às arboviroses e ampliarem o acesso a atendimentos especializados.
Com esses avanços, Feira de Santana reafirma seu papel estratégico na saúde pública da Bahia, unindo capacidade técnica e gestão eficiente para atrair recursos e melhorar a qualidade de vida da população.
Sensação
Vento
Umidade