Na última quinta-feira (17), as cidades baianas de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras registraram as menores temperaturas do estado, ficando abaixo dos 12ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Luís Eduardo Magalhães marcou 11,7ºC, enquanto Barreiras teve 11,8ºC, ambas localizadas a cerca de 90 quilômetros uma da outra.
Outras cidades do interior também registraram frio intenso, com temperaturas abaixo dos 15ºC: Correntina (12,7ºC), Vitória da Conquista (13,1ºC), Delfino (13,5ºC) e Lençóis (14,6ºC). O inverno na Bahia, que começou em 20 de junho e segue até 22 de setembro, costuma trazer esses períodos de temperaturas baixas no interior do estado.
Vitória da Conquista, por exemplo, tem histórico de frio intenso, chegando a registrar 6,5ºC em julho do ano passado — uma das menores marcas desde 1976, quando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciou os monitoramentos.
Além do frio, a maioria dessas cidades está sob alerta de baixa umidade do ar emitido pelo Inmet, com possibilidade de níveis chegando a 20%. O alerta, válido até sábado (18), afeta todas, exceto Delfino e Lençóis, e pode ser prorrogado.
Sensação
Vento
Umidade