A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, vinculada à Prefeitura Municipal, vem reforçando sua atuação na rede pública de saúde com a ampliação de especialidades médicas e a realização de mais de 200 mil exames apenas nos primeiros seis meses de 2025. A ação tem como foco acelerar diagnósticos, reduzir filas e garantir atendimento mais humanizado à população.
Segundo a diretora-presidente da instituição, Gilberte Lucas, o objetivo da gestão é eliminar a fila de espera por exames e consultas especializadas. “Estamos investindo na estrutura e intensificando o atendimento, inclusive com mutirões aos sábados, para ampliar o acesso à saúde e fortalecer a prevenção de doenças graves, como o câncer”, destacou.
Entre os novos procedimentos ofertados, estão exames como endoscopia, colonoscopia, holter e MAPA, somando-se aos 170 mil exames especializados realizados nesse período — como ultrassonografias, ecocardiogramas, mamografias, punção de mama e doppler vascular.
A Fundação apresentou números expressivos por unidade:
CMDI I e II: 22.715 exames de imagem;
CMPC Romilda Maltêz: 39 mil atendimentos com foco em prevenção ao câncer;
Ambulatório de Saúde da Mulher: 21.842 procedimentos;
Ambulatório de Pediatria: 42 mil atendimentos especializados.
No Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher, foram implantados atendimentos de odontologia preventiva e consultas em áreas como neurologia pediátrica, hepatologia, cardiologia, nutrologia, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e alergologia. Também são oferecidos testes neonatais como o do pezinho, da linguinha e da orelhinha.
O Ambulatório de Saúde da Mulher, no Jardim Cruzeiro, passou a ofertar psiquiatria, além de reforçar atendimentos em ginecologia, pré-natal, endometriose, planejamento familiar e fisioterapia pélvica.
No CMDI I, na Avenida Maria Quitéria, são disponibilizados atendimentos com mastologista, cardiologista, nutricionista, endocrinologista, além de exames como mamografia, ecocardiograma, densitometria e punção de mama.
Já o CMDI II, no bairro Baraúnas, oferece exames como endoscopia, colonoscopia, holter, MAPA e biópsias, além de atendimentos clínicos e com diversas especialidades médicas.
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz disponibiliza serviços em oncologia, urologia, ginecologia/obstetrícia e exames como colposcopia, citopatológico, eletrocauterização e inserção de DIU.
Com essas ações, a Fundação Hospitalar reafirma seu papel essencial na ampliação do acesso à saúde pública de qualidade, promovendo dignidade, descentralização dos serviços e cuidado integral à população de Feira de Santana.
Sensação
Vento
Umidade