E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Cadastro Nacional

Ministério da Justiça lança cadastro nacional para identificar celulares roubados ou extraviados

Consulta rápida garante segurança na compra de celulares usados

15/07/2025 07h10Atualizado há 1 mês
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Basil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta segunda-feira (14) o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), uma plataforma que reúne em uma única base de dados informações sobre aparelhos que tenham registro de roubo, furto ou extravio. A iniciativa visa facilitar a consulta para consumidores antes da compra, especialmente de celulares usados, garantindo mais segurança e transparência no mercado.

O sistema consolida dados do programa Celular Seguro, que já conta com mais de 2,6 milhões de usuários, e integra a base global da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por meio dessa ferramenta, qualquer pessoa pode verificar se um celular possui alguma restrição, evitando a compra de aparelhos irregulares.

“O cidadão tem o direito de saber se o celular que está adquirindo foi roubado ou não. Com o cadastro, garantimos mais segurança aos brasileiros na hora da compra de um item tão importante no dia a dia, como o telefone móvel”, afirmou Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, o CNCR vai além da recuperação de aparelhos furtados, atuando como um mecanismo preventivo que protege os consumidores antes da aquisição do telefone.

Para consultar, basta baixar o aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iOS, e inserir o número do IMEI do aparelho, que pode ser digitado manualmente ou capturado pela câmera do celular por meio do código de barras. O número IMEI pode ser encontrado ao digitar *#06# no teclado do telefone.

Se o aparelho não tiver restrições, o sistema confirma que está liberado para uso, proporcionando maior confiança para quem compra um celular, especialmente no mercado de segunda mão.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários