O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que uma nova tarifa será imposta sobre produtos importados do Brasil ainda nesta quarta (9) ou quinta-feira (10). Segundo Trump, “O Brasil não tem sido bom para nós”, e o anúncio fará parte de uma série de medidas tarifárias contra diversos países.
Em abril, os EUA já haviam aplicado uma taxa extra de 10% sobre produtos brasileiros, que entrou em vigor no dia 2 daquele mês. Na ocasião, o governo brasileiro considerou esse percentual o menor entre as taxas extras aplicadas e buscava reverter o aumento por meio de negociações.
Além do aumento das tarifas, o cenário diplomático entre Brasil e EUA se tensiona após declarações do governo americano apoiando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta processos no Supremo Tribunal Federal (STF). A reação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil foi convocar o encarregado de negócios da embaixada americana, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre as críticas oficiais às decisões do Judiciário brasileiro.
Trump tem usado suas redes sociais para manifestar apoio a Bolsonaro, qualificando o processo contra ele como uma “caça às bruxas” e criticando o governo brasileiro. Por sua vez, o presidente Lula reforçou a soberania do Brasil, afirmando que o país não aceita interferências externas em seus assuntos internos.
Essa é a segunda vez que Escobar é convocado pela diplomacia brasileira em 2025, em um episódio anterior envolvendo o tratamento dado a imigrantes brasileiros deportados pelos EUA.
Sensação
Vento
Umidade