A Prefeitura de Feira de Santana iniciou uma importante ação para garantir água encanada a moradores de diversos povoados do distrito de Jaguara. Em parceria com o Governo do Estado da Bahia, a gestão municipal viabilizou a implantação do sistema de abastecimento da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), beneficiando comunidades que aguardavam há anos por esse serviço essencial.
O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante visita às localidades da Fazenda de Osmundo e Sete Portas, na manhã desta terça-feira (8). Nas comunidades, onde a recepção foi calorosa, o prefeito informou que as obras começarão já nesta quarta-feira (9), com equipes e máquinas prontas para iniciar os serviços.
Na Fazenda de Osmundo, além da comunidade local, o povoado de Honorato também será atendido com a nova rede de água. Já em Sete Portas, será elaborado um projeto que contemplará não só o povoado, mas também Rio do Peixe, Pinicaria, Bebedouro e Barra. A previsão é que o projeto esteja concluído até o fim do mês, possibilitando que a Embasa lance o processo licitatório e, em seguida, inicie as obras.
A ação faz parte de um acordo firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo da Bahia, condicionado à renovação da licença de operação da Embasa no município. O prefeito destacou que a exigência principal foi justamente a ampliação da rede de abastecimento para localidades que ainda não tinham acesso à água tratada, especialmente no distrito de Jaguara.
Atualmente, apenas a sede do distrito e o povoado de Morrinhos contam com o serviço da Embasa — implantado ainda na primeira gestão de José Ronaldo. Agora, a expectativa é de que milhares de famílias passem a ter acesso regular à água potável, promovendo qualidade de vida e dignidade.
“Estamos realizando um antigo sonho da comunidade, com muito esforço e parceria. Essa é uma conquista do povo de Jaguara”, afirmou o prefeito.
A visita também contou com a presença do ex-vereador e líder comunitário Paulão do Caldeirão, além dos secretários municipais Joilton Freitas (Comunicação), Silvanei Araújo (Agricultura), do superintendente da SOMA, João Vianey, e do vereador Jurandy Carvalho, reforçando o compromisso da administração com as demandas da zona rural.
Sensação
Vento
Umidade