E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Defesa/Bolsonaro

Trump defende Bolsonaro nas redes sociais e pede fim da perseguição

Trump manifesta apoio a Bolsonaro e provoca reação do governo

07/07/2025 13h59Atualizado há 1 mês
Por: Diário da Feira
Fonte: G1 Mundo
 Foto: Jim Watson/AFP
Foto: Jim Watson/AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social Truth Social nesta segunda-feira (7) para publicar uma mensagem em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). Trump afirmou que Bolsonaro está sendo alvo de uma perseguição política injusta e pediu para que ele seja deixado “em paz”.

Sem citar diretamente as acusações judiciais contra Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, Trump declarou que o Brasil está cometendo um erro grave ao tratar o ex-presidente dessa forma. Ele também afirmou que acompanhará de perto os desdobramentos no país.

“O grande povo do Brasil não vai aceitar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou monitorar de perto essa caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e seus apoiadores”, escreveu o líder republicano.

Em resposta, o Palácio do Planalto emitiu nota assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmando a soberania do Brasil e a independência das instituições brasileiras. O comunicado destaca que a defesa da democracia é responsabilidade dos brasileiros e rejeita qualquer interferência externa.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou Trump e afirmou que ele deveria “cuidar dos próprios problemas”, ressaltando que o processo judicial contra Bolsonaro é interno e deve ser respeitado.

Bolsonaro enfrenta ainda restrições políticas: em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou sua inelegibilidade por oito anos devido a abuso de poder político e uso indevido da TV pública em uma reunião com embaixadores em 2022, na qual fez alegações sem provas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Além disso, seu filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos, é investigado por tentar influenciar o governo americano a impor sanções a ministros do STF. Eduardo tem buscado apoio internacional para denunciar o que chama de perseguição política no Brasil.

A situação legal de Jair Bolsonaro no STF segue avançando. Em março, ele foi formalmente denunciado por tentativa de golpe, e em junho prestou depoimento negando as acusações. O processo está na fase final, com a abertura das alegações finais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários