E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Diretora/Exonerada

Ex-diretora de presídio recebeu R$ 1,5 milhão por facilitar fuga de faccionados em Eunápolis

Funcionários contrários às ações foram afastados pela ex-diretora

07/07/2025 11h59
Por: Diário da Feira
Fonte: Correio da Bahia
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

O Ministério Público da Bahia revelou que Joneuma Silva Neres, ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, lucrou cerca de R$ 1,5 milhão ao facilitar a fuga de detentos ligados à facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), hoje incorporada ao Comando Vermelho (CV). O valor teria sido pago ao longo de seis meses, entre sua nomeação em março e a exoneração em dezembro de 2024.

Segundo a denúncia, Joneuma mantinha um relacionamento com o líder da facção e atuou diretamente no planejamento da fuga, que incluiu a concentração dos principais detentos em duas celas específicas. Para viabilizar a ação, ela chegou a fornecer uma furadeira usada na escavação de um buraco que deu acesso à parte externa do presídio.

Além do envolvimento no plano de fuga, a ex-diretora utilizou influência política para demitir servidores que se opunham às irregularidades, substituindo-os por pessoas de sua confiança, incluindo sua irmã. Pelo menos cinco funcionários foram afastados nesse processo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários