
Você já se sentiu perseguido pelo toque insistente do celular, apenas para descobrir que é mais uma ligação de cobrança, propaganda ou até tentativa de golpe? Esse cenário tem sido comum para muitos brasileiros, como o professor Gerônimo Santos, de 28 anos, que passou a deixar o celular no modo avião por grande parte do dia. Em um único dia, ele chegou a receber 48 ligações de spam.
“Tenho borderline e o barulho do telefone me afeta. Fico esperando ligações importantes, mas preciso lidar com chamadas que só atrapalham”, conta ele. A experiência do professor não é isolada: entre janeiro e maio de 2025, 198 baianos denunciaram à Anatel chamadas abusivas — mais do que o dobro do mesmo período em 2024.
As chamadas indesejadas geralmente vêm de números desconhecidos, muitas vezes com DDDs familiares, como 71 ou 75. Segundo o estudante Jackson Souza, 25 anos, algumas ligações acontecem até depois das 22h. “Só ouvia silêncio na linha. Com o tempo, percebi que os números com prefixo 0303 eram de telemarketing, então parei de atender”, relata.
Já a servidora Lorena Araújo observou um padrão após o aumento da margem de crédito. “Em um único dia recebi 31 ligações. Umas ficavam mudas, outras queriam oferecer refinanciamento e cartões de crédito”, afirma.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adotou medidas para ajudar o consumidor. Confira algumas dicas:
Identifique e bloqueie chamadas com prefixos 0303 (telemarketing) e 0304 (cobrança).
Use o site Não Me Perturbe, do Governo Federal, para bloquear chamadas de empresas de telecomunicações e financeiras. O bloqueio é efetivado em até 30 dias após o cadastro.
Ative funções nativas do seu celular, como o bloqueio automático de chamadas suspeitas ou de números desconhecidos.
Use aplicativos de terceiros (como Truecaller e Whoscall) que identificam e bloqueiam números de spam automaticamente.
Além disso, é possível consultar o site Qual Empresa Me Ligou, criado pelo Ministério da Justiça, para descobrir qual companhia está por trás das chamadas. Reclamações podem ser feitas:
Pelo telefone 1331 (Anatel)
Pelo site da Anatel (www.anatel.gov.br)
No canal de denúncias do Ministério da Justiça
Diretamente com a empresa responsável pela chamada, nos seus canais de atendimento
Se mesmo assim o problema persistir, o consumidor pode recorrer ao Procon e até entrar com ação judicial por abuso e violação de privacidade.
As ligações abusivas não são apenas irritantes — elas também violam direitos básicos do consumidor. Estar atento aos padrões e utilizar as ferramentas disponíveis são formas eficazes de garantir mais tranquilidade e segurança no uso do seu celular.
Sensação
Vento
Umidade




