Uma explosão ocorrida na tarde desta terça-feira (24) em uma fábrica clandestina de fogos de artifício deixou dois jovens feridos na comunidade de Samambaia, zona rural de Maragogipe, no recôncavo baiano. Um dos feridos, em estado mais grave, precisou ser transferido para Salvador por meio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). O outro jovem foi levado de ambulância.
As vítimas têm 17 e 25 anos. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, a Delegacia Territorial de Maragogipe está responsável pelas investigações. Equipes realizam a coleta de provas e a escuta de testemunhas para esclarecer as circunstâncias da explosão.
O acidente aconteceu no último dia do São João de Maragogipe, que teve quatro dias de festa e apresentações de artistas como Seu Maxixe, Virgílio e Silvanno Salles.
Nos dias que antecederam o São João, a Polícia Civil da Bahia realizou uma grande operação de combate à produção e comercialização ilegal de fogos. Em apenas quatro dias de ação (12, 13, 17 e 18 de junho), foram apreendidos cerca de 2,5 milhões de fogos clandestinos — o maior volume já registrado no estado nos últimos 10 anos.
A operação passou por cidades como Salvador, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Serrinha, Feira de Santana e Alagoinhas. Nesta última, as equipes identificaram um ponto de fabricação ilegal com trabalhadores em condições análogas à escravidão. Ao todo, 58 locais foram fiscalizados e quatro inquéritos foram abertos para apurar os crimes. Os materiais apreendidos foram inutilizados pelas autoridades.
Sensação
Vento
Umidade