O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando risco moderado a alto, para a queda brusca de temperatura em várias regiões do país. O aviso é válido até o fim da terça-feira (24) e abrange estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
As áreas atingidas incluem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Minas Gerais e São Paulo. De acordo com o Inmet, a expectativa é de um declínio superior a 5 °C, o que pode representar riscos à saúde da população, principalmente idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
Além da queda de temperatura, a frente fria deve trazer chuvas significativas para regiões como o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo.
O Inmet também alerta para a possibilidade de neve localizada nas serras gaúcha e catarinense, principalmente entre a noite desta segunda-feira (23) e a manhã de terça. A combinação entre o ar frio e a umidade favorece esse fenômeno raro no Brasil.
A recomendação do instituto é que a população se mantenha aquecida, evite exposição prolongada ao frio e redobre os cuidados com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Sensação
Vento
Umidade